A Associação Empresarial de Joinville recebeu nesta segunda-feira o jornalista Moacir Pereira, colunista do Grupo RBS, que foi apresentado por Domingos Aquino, editor-chefe de A Notícia, como “novo” colunista do jornal. O jornalista retorna após 10 anos, com conteúdo exclusivo para a região norte. Ele falou sobre o momento político-econômico brasileiro e os seus desdobramentos e consequências.
“Lamentavelmente, o cenário não é positivo e extremamente preocupante. Além disso, patrulhas partidárias e ideológicas estão tentando obscurecer a realidade e cercear o trabalho da imprensa”, destacou.
Segundo Moacir, o Governo tem completa desarticulação política, sem força, sem credibilidade. “Não se identifica ninguém com liderança efetiva e temos uma grave crise de moralidade, inclusive pelo que vem acontecendo na mídia eletrônica”.
Ele avalia que o Governo envelheceu muito cedo e está sem articulação, com o ministro da Economia, Joaquim Levy, fazendo o oposto do que a presidente anunciou; e a delegação ao vice-presidente Michel Temer, que não tem como fazer mágica, para a articulação política.
“No aspecto econômico, o ano está perdido e temos que trabalhar para não perder 2016. Somente em energia, o aumento foi de 60% e vem mais 10% em agosto”, avisou o jornalista.
Sobre Santa Catarina, Moacir Pereira lembra que alertou que Joinville perderia espaço no Estado, o que realmente acabou acontecendo. “Tem um secretário de Articulação internacional e a presidência da Celesc, cargos que não trazem um retorno direto à cidade”. Na avaliação dele, o poder político se deslocou para o oeste do Estado de Santa Catarina.
VENDA DE ENERGIA
Na mesma reunião, a “Venda de energia para Governo com geração de resultados para sua empresa” foi o tema abordado por Sandro Bittencourt, diretor da RB Energia, empresa que faz compras coletivas de energia, hoje com 40 clientes.
“Estamos no topo do mundo, com a tarifa industrial de energia mais cara do mundo. Porque temos medo de racionamento? Eu prefiro ficar ‘vermelho’ uma vez só, do que ‘amarelo’ o tempo todo. E o governo está amarelo o tempo todo, na sua política energética”, afirmou Bittencourt.
Ele destacou que até dezembro deste ano, os consumidores de energia podem se creditar de valores de até R$ 1.420,00 por MWh gerado por meio de grupos geradores instalados na unidade consumidora. A RB Energia oferece consultoria financeira e técnica para o processo.
Já o Núcleo de Jovens Empresários, através do presidente Danilo Conti e do associado Fabiano Delagnollo, trouxe o tema Geração Empreendedora, iniciativa da Facisc com apoio do Sebrae, com a participação dos Núcleos multissetoriais de Jovens Empresários e Mulheres Empresárias.
O projeto tem quatro etapas, com um Mentor Team, Preparação e Capacitação, Play e “Um dia Empreendedor”. O projeto, em Joinville, acontecerá com 30 alunos de escola estadual. Empresários podem se habilitar a “ciceronear” estes jovens e mostrar a sua rotina de trabalho.