“Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”
Este é o enunciado do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 16 da Agenda 2030, iniciativa das Nações Unidas para a evolução do ser humano, para a preservação dos recursos naturais e para e melhoria contínua da vida em sociedade.
Signatária do movimento liderado pela ONU, a ACIJ sempre está atenta às questões que afetam a comunidade, como segurança e justiça, dois temas abordados pelo ODS 16. Um exemplo concreto disto é o processo de criação, em parceria com o Conselho das Entidades, de uma associação cujo objetivo é a promoção da paz, da ética e da cidadania, além de apoiar os órgãos de segurança pública que atuam em Joinville.
Outra iniciativa nesta área que demonstra o compromisso da ACIJ com o ODS 16 é a parceria que a entidade tem com a Polícia Civil para dar suporte terapêutico, por meio do Núcleo de Psicólogos, para vítimas e para familiares de vítimas de crimes.
Quando o assunto é inclusão, a ACIJ sempre apoiou bandeiras comunitárias como a da acessibilidade. Um exemplo concreto foi a implantação do acesso a cadeirantes no Teatro Harmonia-Lyra, entre outras ações em prol dos direitos das pessoas com deficiência.
A ética é um pilar fundamental do ODS 16 ao qual a ACIJ também está alinhada. Entidade apartidária, ao longo de seus quase 110 anos a ACIJ sempre teve um relacionamento ético com lideranças políticas e autoridades públicas, independente da sigla e da ideologia. O relacionamento ético, propositivo e construtivo tem o objetivo único de contribuir para o desenvolvimento sustentável de Joinville e para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Estes são alguns dos valores expressos no Código de Ética que a entidade segue e que mantém publicado de forma transparente em seu site para conhecimento da sociedade.