No segundo dia do encontro, 10 de agosto, durante o 9º Encontro Nacional do Empreender, o diretor executivo da ACIJ, Diogo Haron, e a coordenadora dos Núcleos Setoriais e Gestão Compartilhada ACIJ, Marlete Tamasia, apresentam o Prêmio Núcleo Referência, iniciativa que reconhece os núcleos setoriais que se destacam em suas ações, obtendo resultados efetivos para os empresários e suas empresas, bem como para o segmento e para a sociedade.
Neste ano, os Núcleos de Escolas de Educação Profissional, Usinagem e Ferramentaria e Jurídico da ACIJ foram agraciados com a categoria ouro, prata e bronze, respectivamente.
No último dia do congresso, 11 de agosto, o ex-presidente da ACIJ, Carlos Rodolfo Schneider, coordenador do Movimento Brasil Eficiente (MBE) falará sobre o tema “Panorama fiscal Brasileiro: proposta de ação”, fazendo uma análise do cenário fiscal do país.
A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é formada por 27 federações, representando cada um dos estados, e agrega 2.300 associações comerciais e empresariais – que associam por adesão voluntária mais de dois milhões de empresários em todo o país.
Programação do Congresso
O evento reunirá mais de mil empresários brasileiros, e fará comemoração aos 200 anos da Associação Comercial da Bahia (ACB), a pioneira do país. O destaque será o novo consumidor.
Principais fontes de geração de emprego, as micro e pequenas empresas são um dos destaques do congresso. Elas ganham espaço especial em painéis e conferências em torno do tema central “Um Salto para o Futuro – Facilitando Caminhos”.
Paralelamente ao encontro, a CACB abre espaço para discussões sobre o tema em eventos como o 8º Congresso Estadual do Empreendedor, o 9º Encontro Estadual do Varejo Vivo e o Fórum Nacional de Jovens Empresários. O 9º Encontro do Empreender, o 6º Workshop de Mediação e Arbitragem e os Encontros Progerecs, Comércio Exterior, 8º Encontro Nacional das Mulheres Empresárias também serão promovidos.
O congresso trará ainda um painel com representantes das Câmaras de Comércio da Alemanha, França, Colômbia, África do Sul e Timor Leste, com a abordagem do tema “Os desafios da representação empresarial no mundo”. Ao final do encontro, a CACB lança a “Carta de Salvador”, com recomendações de ações governamentais para um Brasil mais desenvolvido e um setor público mais eficiente. Mais informações podem ser encontradas em www.cacb.org.br.