Quais são os cargos mais disponíveis no mercado de trabalho de Joinville? Quais são os perfis profissionais que as instituições de ensino estão formando? Quais são as formações e qualificações que as empresas precisam?
Com o objetivo de responder a relevantes perguntas como estas, a ACIJ lançou na última segunda-feira, dia 5 de abril, três pesquisas endereçadas às agências de recrutamento e seleção, às instituições de ensino e às áreas de recursos humanos das empresas.
A ação tem a participação de diferentes frentes da ACIJ, como o planejamento estratégico da Bandeira de Inovação, o CONSEP (Conselho das Entidades Patronais), o Núcleo de Gente e Gestão, o Núcleo de Educação e o Núcleo de Tecnologia e Inovação.
“O resultado será uma importante ferramenta para alinhar a formação e a qualificação profissional ao que o mercado necessita no curto e no médio prazo. Desta forma, estaremos ajudando a prevenir um apagão de mão de obra”, afirma a coordenadora da área de consultoria da ACIJ, Marlete Tamasia.
O cronograma estabelece que as pesquisas sejam respondidas até o dia 30 de abril. Entre os dias 3 e 7 de maio, ocorrem as fases de tabulação e de cruzamento com dados demográficos e socioeconômicos de Joinville. O resultado do trabalho será divulgado em maio. As empresas que contribuírem com o processo respondendo aos questionários receberão os resultados, as análises e os endereçamentos das demandas apontadas pelas pesquisas.
Esta iniciativa vai passar a ocorrer a cada dois anos, para que os planejamentos das instituições de ensino estejam sempre atualizados às transformações cada vez mais rápidas do mercado de trabalho.
Se sua empresa ainda não recebeu o questionário da pesquisa e quer participar do processo, basta acessar os links abaixo:
Pesquisa – Agências de Recrutamento e Seleção