O presidente da FIESC, Mario Cesar Aguiar, recebeu uma comitiva de autoridades nesta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, em Joinville, para apresentar as futuras instalações da Escola S, que vão transformar o Moinho em um espaço educacional de ponta.
Participaram da visita o prefeito Adriano Silva, a vice-prefeita Rejane Gambin, a presidente da ACIJ, Margi Loyola, os secretários Fernando Bade (Desenvolvimento Econômico e Inovação), Diego Calegari (Educação), Jorge Luiz Correia de Sá (Infraestrutura Urbana) e Marcel Virmond Vieira (Pesquisa e Planejamento Urbano), entre outras lideranças.
O roteiro incluiu diversos espaços da obra, que está em estágio avançado e deve ser entregue no segundo semestre deste ano. As primeiras turmas já começam o ano letivo de 2024 nas instalações do Moinho.
“Com este projeto, vamos deixar como legado para a comunidade industrial catarinense uma nova estrutura para fortalecer a competitividade, apoiando o desenvolvimento dos futuros trabalhadores e da indústria com os serviços educacionais do SESI e do SENAI”, disse Mario Aguiar.
Com 24,5 mil metros quadrados de área construída e capacidade para receber quase cinco mil alunos, o complexo vai abrigar a Escola S, com ensino fundamental e médio, além de atividades de contraturno e itinerários formativos do novo ensino médio (STEAM e cursos técnicos).
No período noturno a unidade oferecerá formações profissionalizantes e abrigará um polo do Centro Universitário SENAI com cursos de pós-graduação e extensão profissional. Para isso contará com uma ampla estrutura de salas de aulas, laboratórios, biblioteca, auditório e restaurante, além de ginásio de esportes coberto com duas quadras polivalentes e piscina aquecida.
Além de apresentar detalhes sobre a estrutura da Escola S, os participantes da visita conheceram as parcerias que o SENAI já realiza com a prefeitura na área de educação.
Também assistiram em primeira mão a uma apresentação das diretrizes do Programa Joinville + Tech, que vai proporcionar formação profissional qualificada para jovens do ensino fundamental e médio e está em formatação final para ser realizado com apoio da prefeitura e de empresas associadas à ACIJ.