Nesta quarta, dia 11, a diretoria da ACIJ e o Núcleo de Negócios Internacionais da Casa receberam comitiva do Belize, Estado Soberado da América Central. Heleny Meister, diretora Administrativa e o diretor executivo Diogo Haron, somados à Helena Detzel Machado, vice-presidente do Núcleo de Negócios Internacionais e Fernanda Garcia, secretária do Núcleo, receberam Erwin Contreras, ministro de Estado de Belize, que estava acompanhado de Hamdi Karagozoglu, da Princess Internacional, e Emilio Mansilla, representante da Guatemala.
Tharles Balen e Paula Bizarro, do Winn Hotels, também participaram do encontro, que teve por objetivo desenvolver possíveis parceiros comerciais para importação de produtos ou outros objetivos.
A comitiva está desenvolvendo o projeto LNG Belize, para atender a América Central e o Complexo Industrial e Portuário. A importância deste projeto está na localização estratégica no Caribe, porta de entrada para os países da América Central + Sul do México + Sul do Estados Unidos; pelos convênios e acordo comerciais de livre comércio; e pelo custo de energia, fretes marítimos e portuários reduzidos.
O Belize, segundo o Wikipédia, é um pequeno Estado soberano situado na costa nordeste da América Central, e onde o inglês é língua oficial, apesar de o crioulo belizenho e de o castelhano serem comumente falados. O Belize é limitado a norte pelo México, a leste pelo golfo de Honduras, parte do Mar das Caraíbas (português europeu) (mar do Caribe (português brasileiro)) e a sul e a oeste pela Guatemala. A sua parte continental tem 290 km de norte a sul e 110 km de leste a oeste.
Com 22 960 km² de área e uma população de 333 200 habitantes (est. 2010),[1] o Belize possui a mais baixa densidade populacional da América Central.[4] A taxa de crescimento populacional situa-se nos 3,15% (est. 2012)[5] e é uma das mais altas da região, bem como uma das mais altas de todo o hemisfério ocidental. A abundância de espécies de fauna e flora e a sua diversidade de ecossistemas fazem do Belize um dos locais-chave do Corredor Biológico Mesoamericano