As eleições da ACIJ são incumbência da Assembleia Geral, que se instala nesta segunda, dia 4 de junho, desde às 9 horas, para condução e validação de todo o processo. Até às 17 horas, os associados podem votar nas chapas propostas. Logo após, às 18h30, por meio da sessão conjunta dos Conselhos Superior e Deliberativo, é eleita a diretoria, para o exercício de um ano.
As chapas são propostas por no mínimo cinco associados e indicam até 20 membros para o Conselho Superior, até 30 empresários para o Conselho Deliberativo e seis membros para o Fiscal, estes divididos entre efetivos e suplentes. Tem direito a voto os associados singulares e os coletivos, dentre estes os Núcleos Setoriais.
Os membros do Conselho Superior e do Conselho Deliberativo constituem o colégio eleitoral que escolherá, entre os seus membros, a diretoria da entidade.
Paralelamente, ocorrem as eleições para presidente e vice do Conselho dos Núcleos Setoriais, escolhidos entre os presidentes dos Núcleos, e as eleições para presidente e vice do Conselho de Entidades Patronais (Consep), escolhidos entre os presidentes dos Sindicatos Patronais Conveniados.
Todas as datas e prazos para inscrição de chapas são amplamente divulgados em tempo hábil, inclusive com a publicação de um edital que aponta os principais atos. O documento prevê ainda a apresentação à Assembleia Geral do relatório de contas da diretoria, balanço geral e parecer do Conselho Fiscal, para deliberação.
O processo todo, previsto no Estatuto e cumprido à risca sob a orientação das assessorias da casa e ainda com o acompanhamento em tempo integral pelos conselheiros, culmina com o jantar de posse, simbólico e festivo, no dia 18 de junho, na Sociedade Harmonia Lyra.