A Diretoria da ACIJ realizou a reunião desta semana, excepcionalmente, na quinta-feira, dia 19. A reunião contou com a participação dos candidatos à Prefeitura de Joinville que conquistaram nas urnas o direito de disputar o segundo turno das eleições.
Darci de Matos e Adriano Silva puderam aprofundar o que pensam e o que planejam para o Município nos próximos quatro anos. Os candidatos foram recebidos individualmente na sede da ACIJ, respeitando todos os protocolos sanitários.
Primeiro colocado no primeiro turno, Darci de Matos começou sua apresentação às 17 horas. Segundo colocado no primeiro turno, Adriano Silva começa sua apresentação às 17h45.
Os dois candidatos tiveram o mesmo tempo e responderam às mesmas perguntas sobre os seguintes temas: pavimentação das ruas, desburocratização para licenças e alvarás, diálogo com a comunidade, infraestrutura e desenvolvimento, mobilidade urbana, meio ambiente, educação, saúde e finanças públicas.
As conversas com os candidatos foram transmitidas pelo canal da ACIJ no YouTube .“Esta iniciativa foi mais uma contribuição da ACIJ para a transparência, para a cidadania e para a democracia”, afirmou o presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini.
Ao final de cada agenda, a ACIJ entregou aos candidatos um documento com bandeiras econômicas e comunitárias que a entidade espera ver priorizadas por quem assumir a Prefeitura a partir de 1º de janeiro de 2021.
CONFIRA A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO ENTREGUE AOS CANDIDATOS
Entidade apartidária, ao longo de seus quase 110 anos a ACIJ sempre teve participação ativa na defesa e parceria para realização de projetos relevantes para o desenvolvimento de Joinville e para o bem-estar da comunidade.
É neste contexto que nossa entidade quer compartilhar sua visão sobre o que entende como ações prioritárias para quem assumir e importante missão de liderar a cidade mais populosa de Santa Catarina, maior PIB do Estado e terceiro polo industrial da região Sul do Brasil.
A ACIJ entende que há três pilares que a próxima gestão municipal precisa priorizar: infraestrutura, mobilidade e meio ambiente.
O investimento em obras de infraestrutura garante mais competitividade ao setor produtivo, atração de novas empresas, novos empregos e, por consequência, aumento da arrecadação de tributos que se refletem em benefícios nas áreas sociais.
Os gargalos de mobilidade urbana têm impactado fortemente na qualidade de vida dos moradores de Joinville, que perdem cada vez mais tempo no trânsito. E isto se reflete também no setor produtivo. Precisamos de obras estruturantes que solucionem este problema agora e previnam agravamento no futuro.
E no meio ambiente, o novo Marco Legal do Saneamento Básico, aprovado neste ano, oferece uma grande oportunidade para avançarmos significativamente na nossa rede de esgoto.
A ACIJ entende que a cidade também precisa trabalhar constantemente para não permitir retrocessos em áreas em que vem avançando ao longo dos anos, como a educação municipal, o atendimento na saúde pública, o equilíbrio das finanças e o crescimento do espaço para tecnologia e inovação.
Detalhamos a seguir as bandeiras prioritárias, contamos com seu comprometimento na concretização destes projetos – seja na Prefeitura em caso de vitória nas urnas, seja na atividade que desempenha hoje – e colocamos a entidade à disposição para atuar em parceria em prol de toda a comunidade da nossa Joinville.
INFRAESTRUTURA
- Viabilizar as 5 obras prioritárias do Eixo de Desenvolvimento Norte, por onde passam 4% do PIB catarinense: 1) elevado da duplicação da Hans Dieter Schmidt/Edgar Meister, 2) abertura e duplicação da rua Almirante Jaceguay, 3) abertura do Eixo K, 4) duplicação do trecho urbano da rua Dona Francisca e 5) revitalização da rua Edmundo Doubrawa.
- Digitalizar totalmente o sistema para emissão de alvarás e licenças, incluindo a autodeclaração, além de unificar e simplificar a legislação para evitar conflito de normas, modernizando o processo e reduzindo o tempo de liberação de empresas e empreendimentos.
MOBILIDADE
- Abrir o mercado do transporte fretado (aquele que as indústrias contratam para o transporte dos seus funcionários) para mais empresas.
- Estudar, propor e viabilizar uma nova plataforma de transporte urbano.
- Criar alternativas estruturantes que melhorem a mobilidade dentro do município, incluindo amplo programa para pavimentação de ruas em toda a cidade.
MEIO AMBIENTE
- Acelerar a ampliação da rede de saneamento básico da cidade, com o respectivo trabalho de conscientização e fiscalização para que os moradores efetivamente façam as ligações ao sistema de esgoto.