Hoje, a ACIJ recebe o governador do Estado João Raimundo Colombo que, sempre que solicitado, tem atendido ao convite e comparecido à ACIJ. Encaminhamos ao governador alguns dos pleitos defendidos sistematicamente pela casa, tais como a instalação de mais câmeras de segurança, duplicação da Santos Dumont, da Dona Francisca e da Hans Dieter Schimidt e Edgard Nelson Meister.
Evoluímos na questão das câmeras de vigilância, estando já instaladas e funcionando 100 delas e outras 100 estão previstas para serem instaladas no ano de 2016. A duplicação da Santos Dumont está em obras e o viaduto da Rua Tuiuti começa agora. Quanto à Rua Dona Francisca, o projeto executivo está em fase de revisão e o da Hans Dieter Schmidt será entregue durante o mês de dezembro.
Esses foram os pleitos encaminhados pela ACIJ ao governo do Estado e percebemos que eles estão sendo atendidos, embora não na velocidade que se faz necessário. Acreditamos que a obra que mais rapidamente evoluirá será a duplicação da Hans Dieter Schmidt e Edgar Nelson Meister, face suas peculiaridades. Quando à questão de um novo hospital estadual para Joinville, a opção, neste momento, foi de ampliar a capacidade do hospital regional. O pleito continua na ordem do dia.
Um detalhe que tem passado desapercebido do empresariado catarinense, já que pouco se fala na imprensa, é que a grande maioria dos estados brasileiros tem aumentado de forma muito significativa os impostos, seguindo as tendências dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Enaltecemos a postura do governador de ter mantido sua promessa de campanha de não aumentar impostos, a não ser em caso extremo, o que até o momento não ocorreu. Santa Catarina é um dos poucos estados brasileiros que não aumentou os impostos.
Conforme destacado pelo Ministério Público, temos enormes problemas de segurança na cidade, com recordes de homicídios e, com certeza, um policiamento mais ostensivo seria muito bem-vindo. A ACIJ espera que o governo do Estado esteja atento a este problema.
Por fim, a ACIJ expressa seu integral apoio ao governador em sua determinação de promover a reforma da previdência, onde poucos recebem mais recursos do que todo o restante da população. Parabéns senhor governador pela coragem de empreender a reforma.