A preocupação com a instabilidade político-econômica nacional foi o destaque da fala do presidente da ACIJ João Joaquim Martinelli na abertura da reunião desta segunda, dia 2 de março.
O Prefeito Udo Döhler falou sobre investimentos que a cidade deverá receber, sobre a atuação da nova Guarda Municipal e ainda do gasto de 37% do orçamento com a Saúde no município.
“Não somos contra um novo hospital em Joinville. Pelo contrário. Mas estamos na expectativa, nesse momento, da ampliação do Regional”, afirmou Udo Döhler.
O deputado estadual Dalmo Claro de Oliveira fez um relato sobre a saúde: “Nossos hospitais são onerosos, mas três deles são mantidos pelo Estado”. Segundo o deputado, enquanto o município coloca mais de um terço do seu orçamento na saúde, o estado coloca 12% e a União somente 4%.
“É muito desproporcional. Precisamos de pelo menos mais dois hospitais na cidade: o Hospital da Mulher e um outro hospital na área pública, talvez maternidade ou do Câncer, e isso leva tempo, então precisamos planejar a partir de agora”
O deputado Darci de Matos criticou a paralisação de projetos federais como o campus da UFSC e a duplicação da BR-280. Sobre o pleito de retirada do ICMS do Transporte, o deputado falou que é preciso incluir também o Governo Federal, para desonerar o custo da tarifa do transporte coletivo.
“Com relação a Saúde, defendo o modelo de Organização Social para a gestão de hospitais”. Para a mobilidade, Darci diz que é preciso cobrar os investimentos previstos para Joinville. Sobre os Bombeiros Voluntários, reforçou sua defesa do modelo local e centenário da cidade.
O presidente da ACIJ lembrou promessa do Presidente da Assembleia Legislativa Gelson Merisio, que garantiu que, em sua gestão, os Voluntários não serão prejudicados.
O deputado Kennedy Nunes disse que requereu ao Governo do Estado um novo hospital no eixo de acesso sul, mas a resposta foi negativa, diante do investimento que está sendo feito no Hospital Regional.
“Onde eu tiver algum tipo de influência, vou tentar buscar investimentos na segurança pública”, garantiu.
Já o deputado Patrício Destro destacou a sua atuação na busca de recursos para o município nas diversas áreas do Estado. Sobre a segurança, Patrício disse que está buscando uma maneira de melhorar a distribuição de policiais no Estado, observando a proporcionalidade de habitantes.
“Temos que melhorar nossos hospitais e brigar por um novo hospital regional, beneficiando toda a região norte, que precisa de mais um hospital”.