A diretoria da ACIJ enviou nesta quarta-feira, dia 22, um comunicado aos associados, nucleados e parceiros da entidade recomendando que as empresas reforcem com seus colaboradores a importância de todos seguirem orientações e determinações das autoridades sanitárias também fora do ambiente e do horário de trabalho.
A decisão de recomendar este reforço tem como base três alertas feitos pela Secretaria Municipal de Saúde no gerenciamento da crise da pandemia:
- este é o momento de maior transmissão de covid-19 na cidade;
- hospitais públicos e privados têm atuado perto da capacidade máxima de atendimento;
- o grande desafio tem sido o comportamento da população fora do trabalho.
A entidade entende que as empresas já vêm agindo para atenuar os dois primeiros pontos de alerta, com protocolos de segurança para preservar a saúde no ambiente de trabalho e com doações para reforçar a infraestrutura da rede pública de saúde. E deliberou que agora é momento de reforçar o terceiro ponto de atenção, focando a conscientização sobre os cuidados fora do expediente.
“É importante lembrar que o momento ainda é difícil e requer sacrifícios. Não é hora, por exemplo, para confraternizações mesmo que em pequenos grupos. É preciso distanciamento de quem queremos bem para protegermos uns aos outros”, diz o documento assinado pela diretoria.
O comunicado incluiu um anexo com uma série de orientações das autoridades sanitárias municipais, como evitar aglomerações e usar máscara e respeitar o distanciamento de outras pessoas se precisar sair de casa.
“A ACIJ reforça a crença de que é preciso atuarmos juntos, respeitando protocolos de segurança dentro e fora do ambiente de trabalho, para salvarmos vidas, superarmos a crise econômica e vencermos a guerra contra a covid-19”, conclui o comunicado.