Iniciou nesta quarta-feira, dia 14 de dezembro, o Simpósio de Inteligência Municipal e Segurança Local. A programação do evento, que ocorre na sede da ACIJ, continua nesta quinta-feira, dia 15 de dezembro.
O simpósio é realizado pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) e tem como objetivo reunir forças de segurança pública e privada, acadêmicos, pesquisadores e especialistas em palestras, debates e mesa redonda.
A abertura do evento, que foi prestigiada pelos comandos das forças de segurança de Joinville, contou com a palestra do secretário nacional de Segurança Pública, coronel Carlos Renato Machado Paim.
Segundo Paulo Rogério Rigo, secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, o tema do Simpósio é inovador e vital para a administração pública local.
“Visualizamos a importância do papel da inteligência na segurança municipal e hoje é uma importante ferramenta que nos ajuda no processo de tomar decisões. Nesses dois dias de evento, teremos a participação dos núcleos de inteligência de todas as forças de segurança locais e até estadual e nacional. Além da participação de servidores de todas as secretarias da Prefeitura”, explica o secretário.
Para o prefeito Adriano Silva, o município tem um papel importantíssimo na segurança local: o de gerar oportunidades. “Uma cidade com oportunidades, como Joinville, onde facilitamos a instalação de empresas e incentivamos o empreendedorismo gerando assim empregos, onde revitalizamos e devolvemos as praças públicas às famílias, é uma cidade que gera menos espaço para o crime”, afirma o prefeito.
O secretário nacional de Segurança Pública, coronel Carlos Renato Machado Paim, fez coro ao prefeito.
“Quando a Polícia Federal, a Polícia Civil e a Polícia Militar desmantelam uma quadrilha de tráfico de drogas, eles estão combatendo a consequência. A causa é resolvida na segurança primária, nos municípios, quando as cidades criam empregos e combatem a evasão escolar. Se os municípios não resolverem essas questões, nasce o crime, e as polícias se deparam com aquela famosa frase: enxugar gelo. Prende-se uma quadrilha, mas no mesmo dia são recrutados novos integrantes”, ressalta o secretário nacional.
O comandante da Guarda Municipal de Joinville, Eduardo Ferraz, informa que é de grande relevância a participação dos guardas municipais no Simpósio de Inteligência Municipal e Segurança Local.
“Várias agências de segurança estão aqui para trazer as experiências que eles já vivenciam em relação ao trabalho de inteligência. Podemos trazer esses exemplos para a Guarda Municipal e melhorar a eficiência do trabalho, seja na questão operacional ou no planejamento de trabalho”, pontua o comandante.