Um novo método jurídico cresce na resolução de conflitos dos grandes grupos empresariais e, em sua maioria, com contratos internacionais. O panorama da atual arbitragem empresarial será tema de encontro em Joinville, nesta terça-feira, 11, às 19h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O presidente da Comissão de Arbitragem e Mediação da ICC Brasil, Marcelo Roberto Ferro, fará palestra sobre o assunto. Também participam o presidente da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), João Joaquim Martinelli e os advogados Carlos Adauto Virmond Vieira, Rafael Peteffi da Silva e Rodrigo Berthier da Silva.
Assim como a conciliação, mediação e negociação, o uso da arbitragem tem sido crescente na resolução de conflitos. Também possibilita aos empresários escolherem o especialista a julgar o caso e há uma definição de datas, com prazos mais estendidos.
A ACIJ vai defender a criação de uma câmara de arbitragem em sua entidade. Segue exemplos. A Federação das Indústrias de São Paulo possui a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem (Ciesp/Fiesp), porém, a mais reconhecida no país é o Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC).