A Reunião do Conselho da ACIJ realizada na noite desta segunda-feira, dia 1º de agosto, registrou mais de 200 participantes – entre lideranças representativas do setor produtivo, do poder público e da comunidade, além de associados, conselheiros, diretores e parceiros da entidade.
“Preparamos uma agenda muito especial para esta primeira Reunião do Conselho da gestão 2022/2023: uma visão dos projetos do poder público para o desenvolvimento de Joinville e, no Espaço Empresarial, o planejamento de expansão da nossa associada ArcelorMittal Vega”, destacou a presidente Margi Loyola ao abrir o encontro.
ESPAÇO EMPRESARIAL
No Espaço Empresarial, o gerente geral da ArcelorMittal Vega, Sandro Sambaqui, apresentou dados de uma das mais modernas unidades de beneficiamento de aço do Brasil, localizada em São Francisco do Sul, e que acaba de completar 19 anos de operação.
Sandro Sambaqui compartilhou detalhes sobre o maior projeto de expansão da história da ArcelorMittal Veja: o Cold Mill Complex (CMC).
A expansão foi retomada em 2021 e prevê uma nova linha combinada de recozimento contínuo e galvanização, aumentando a produção da unidade em 700 mil toneladas de aço/ano. Com previsão de conclusão para outubro de 2023, o projeto tem um investimento estimado em US$ 350 milhões. A obra deve gerar cerca de 1.400 postos de trabalho temporários e 350 permanentes.
“Uma parcela significativa destas vagas permanentes deverá ser preenchida por egressos do Programa Sustentabilidade Técnica, parceria que desenvolvemos desde 2018 com o SENAI e que oportuniza uma formação técnica e cidadã aos jovens de São Francisco do Sul”, destacou Sambaqui.
PROJETOS NA CÂMARA DE VEREADORES
Na sequência, o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Maurício Peixer, compartilhou projetos relevantes para o desenvolvimento econômico e social que tramitam no Legislativo. Ele destacou a Reforma da Previdência Municipal e a Criação do Programa Municipal das PPPs (Parcerias Público-Privadas).
Também foram citados projetos como o da desburocratização de alvarás, a aprovação do marco regulatório para implementação do 5G e a revisão do Plano Diretor – aprovada em primeiro turno.
O presidente da Câmara projetou para o futuro a ampliação do protagonismo de Joinville, a qualificação da mão de obra e o investimento em infraestrutura a partir do trabalho em sintonia do Poder Executivo, do Poder Executivo, do setor produtivo e da sociedade organizada. “Quando a Câmara trabalha, a cidade cresce”, finalizou.
MELHOR CIDADE DO BRASIL
O prefeito Adriano Silva encerrou a agenda compartilhando mudanças e projetos que fizeram Joinville alcançar o primeiro lugar no ranking das Melhores Cidades do Brasil em 2022.
“Participamos dessa ação sem sabermos que estávamos sendo avaliados. Foram avaliados 281 indicadores sociais, econômicos, fiscais e digitais. E fomos destaque na maioria”, afirmou.
Avanço na qualidade de vida, destaque nacional na geração de empregos, gestão eficiente na pandemia, estímulos ao empreendedorismo, excelência no ensino público, programa Joinville Mais Bonita, valorização do turismo e da identidade cultura, gestão pública técnica, desburocratização para empreendimentos e novas rotinas da SAMA (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foram alguns dos motivos citados pelo prefeito para Joinville alcançar a primeira posição do ranking das Melhores Cidades do Brasil.
“Somos uma das cidades que mais geram empregos, porque temos empreendedores e empresas consolidadas, que desenvolvem o próprio colaborador dentro da empresa”, destacou.
O prefeito concluiu sua apresentação reiterando a defesa de um novo modelo de gestão para o Hospital Municipal São José e apresentando um pleito aos candidatos ao Governo do Estado: a estadualização da folha de pagamento do hospital – que é municipal, mas tem vocação estadual – para que o Município tenha mais recursos para investimentos próprios em outras áreas.