A ACIJ trabalha sempre na direção de uma agenda positiva, malgrado não ter nosso governo federal qualquer tipo de agenda. É apenas um dia depois do outro e que Deus nos ajude.
Como resultado de reunião promovida na Casa, em conjunto com a Prefeitura Municipal, com as companhias aéreas, os preços das passagens vem sendo sistematicamente reduzidos, desde o final do ano passado. Com a eficiência do ILS e do que chamamos de “finger terrestre”, Joinville ganhou quatro novos voos com aproximadamente mil novos assentos/dia. Eles chegam ou partem de Brasília, Guarulhos e Porto Alegre.
Desde a homologação do sistema de pouso por instrumentos, o ILS, ocorrida em 26/06/2014, o ganho operacional acumulado do aeroporto está em 67,3%. Nesse período, 73 pousos não teriam ocorrido caso o ILS não estivesse em operação. Os próximos passos serão o alongamento da pista e a ampliação do nosso aeroporto para possibilitar que o mesmo receba cargas e encomendas internacionais.
Na semana que passou, tivemos reunião com o Secretário da Fazenda Antonio Gavazzoni, que se fez acompanhar do presidente da Assembleia Legislativa deputado Nelson Merísio e do técnico da fazenda Nelson Lacerda, acerca das rotinas necessárias à duplicação das rodovias Hans Dieter Schmidt e Edgard Nelson Meister. O encontro foi definitivo para que, tão logo o projeto técnico esteja concluído, em curto espaço de tempo as obras sejam iniciadas. Estima-se que já no primeiro semestre de 2016 estejamos com canteiro de obras em andamento. Nossos agradecimentos ao Secretário Gavazzoni e ao Governador Raimundo Colombo.
Também na semana passada, participamos de reunião do Núcleo Contábil com o prefeito Udo Döhler, secretário Nelson Corona e técnicos da Prefeitura, objetivando reduzir os prazos para a abertura de empresas na cidade. Tudo indica que nos próximos meses sejamos capazes de encerrar um processo de constituição de empresa de baixa complexidade num prazo de 48 horas. Grande esforço, tanto do nosso Núcleo de Contábeis como da Prefeitura Municipal está sendo feito nessa direção. O Núcleo está cedendo estagiários para agilizar os procedimentos.
Nesta segunda feira, estaremos discutindo com o IPPUJ novo acesso à BR 101 através da Rua Almirante Jaceguay, cujo projeto já se encontra naquele orgão. Nossa cidade merece um novo acesso. Os que possuimos hoje não são suficientes para atender a demanda.
Precisamos continuar fazendo a nossa parte. Fazendo o possível para que uma cidade melhor possa ser construída para nossos moradores, com um ambiente de negócios que nos permita sermos mais eficientes e competitivos. Continuaremos na busca de agendas positivas, na direção de construir soluções. Quem sabe o governo federal também faça isso.