O vice-presidente de Integração da Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina), Alberto Stringhini, ex-diretor da Facisc, engenheiro agrônomo falou sobre orçamento familiar e planejamento para o futuro na reunião da ACIJ desta segunda, dia 11 de julho.
“O espírito empreendedor é de responsabilidade da família, que ensina sobre ética, caráter, investimentos e assim por diante”, afirmou. Segundo ele, as famílias endividadas no Brasil chegam a 58,7%. Mais de dois terços das dívidas são referentes aos cartões de crédito, cujos juros são superiores a 400% por ano.
Para Stringhini, são três as perguntas que precisam ser feitas antes de qualquer compra: Eu quero? Eu preciso? Eu posso?
“Os ricos adquirem ativos que lhe proporcionam renda mensal. Os pobres adquirem obrigações. A maior preocupação do americano não é com a guerra, mas com sua aposentaria”.
Segundo o empresário, a educação financeira tem que começar com as crianças e a mesada é a melhor maneira de começar a educar os filhos.
Ele propõe que o Governo do Estado, de forma pioneira, implante a disciplina financeira como tema obrigatório na escola. “Nas empresas, o RH tem obrigação de saber quem está em dificuldades financeiras, porque quem está endividado produz menos”, alerta.
Não empreste seu dinheiro. Não avalise. Veja com quem você aplica seus recursos, foram seus conselhos finais.