Junto com o Consulado Honorário da Alemanha, a ACIJ promoveu palestra com Alexander Busch, brasilianista que trabalha há 25 anos como jornalista sediado no Brasil, escrevendo sobre a América Latina. Ele falou sobre o tema Reloaded, a nova parceria Brasil e Alemanha.
O jornalista descreveu a percepção alemã do Brasil, nos últimos anos. “A Alemanha não consegue acreditar, sequer entender, o que vem acontecendo com o Brasil. O país era o destaque dos BRICS e hoje alguns de seus principais empresários estão fracassando. A Petrobrás era um exemplo”, afirmou.
Para ele, vale destacar no país a democracia consolidada, a imprensa atuante, a força dos poderes (especialmente o Judiciário) e a pujança com o agronegócio e outras commodities.
Alexander Busch elencou ainda as semelhanças entre os dois países, alinhados em vários momentos da história, em questões econômicas, sociais, políticas e especialmente ambientais.
“A parceria entre o Brasil e Alemanha é realmente muito viável”.
Busch é correspondente para os mais importantes jornais e revistas econômicas da Alemanha e da Suíça, como a Wirtschaftswoche, o Handelsblatt e a Neue Zürcher Zeitung. O jornalista escreveu vários livros sobre o Brasil. Em 2010 publicou “Brasil, País do Presente – O Poder Econômico do Gigante Verde” com edições em alemão, inglês e mandarim. O evento teve o apoio da Bornholdt Advogados.