Como as obras públicas não costumam andar na velocidade que se deseja, ou precisa (vide novo cancelamento da licitação da BR-280), o Gestão Compartilhada Norte da ACIJ reuniu-se na última semana com o Ippuj, para avaliar em conjunto com o órgão de planejamento do município algumas alternativas para desafogar, no curtíssimo prazo, o movimento na aludida estrada.
O Instituto baseia sua proposta na premissa de que os gargalos maiores estão na rótula do Tecelão e no cruzamento da Dona Francisca com a Rodovia SC 418, que de um lado chama-se Hans Dieter Schmidt e do outro, naquele que liga à Santos Dumont, recebe a denominação de Avenida Edgard Meister, ambos ex-presidentes desta casa.
No caso da rótula, um sistema de binário envolvendo a Rui Barbosa e a Vice-prefeito Luiz Carlos Garcia parece uma solução, temporária, bastante viável e interessante.
O mesmo acontece com a proposta de tornar o cruzamento da SC com a Dona Francisca numa rótula, aproveitando os trechos já duplicados daquela esquina, até defronte a porta da fábrica e da recreativa da Whirlpool – neste caso, apenas com pequenas intervenções e uma forte sinalização talvez seja possível garantir mais fluidez para o trânsito intenso da via que corta o distrito industrial norte e vira estrada para Campo Alegre.
Ficou claro ainda, na mesma reunião, que a solução é realmente temporária. A construção de um elevado na SC-418 é de suma importância e a duplicação da Dona Francisca é imprescindível. O projeto executivo da mesma deve ser encaminhado já a partir do próximo mês, para que a busca de recursos seja imediatamente iniciada.
É desejo daqueles que transitam na região um viaduto, que poderia elevar a Dona Francisca sobre a SC-418. Mas a preferência é por elevar a SC 418 sobre a Dona Francisca, obra que poderia ser mais facilmente custeada pelo Estado.
As negociações continuam e o envolvimento de mais órgãos do poder público municipal e estadual deve acontecer já na próxima semana, para que as providências, urgentes, comecem a ser tomadas.