Em parceria com Facisc e Sociesc, a Fundação Empreender está realizando o Programa de Gestão e Vivência Empresarial, dividido em módulos que são ministrados em diversas Associações Empresariais do Estado.
A ACIJ deu sua contribuição ao programa, com a participação do presidente no módulo sobre as relações do Estado com a Iniciativa Privada, realizado em Rio do Sul. Também participou deste módulo o diretor da Celesc Cleverson Siewert.
As questões da infraestrutura e do ensino básico de qualidade são apontadas como essenciais e prioritárias na colaboração que o Estado deve oferecer para o desenvolvimento econômico e social do país.
Resolvidos os problemas estruturais de mobilidade urbana e mobilidade de longo curso, para pessoas e carga, e garantida a educação de boa qualidade para toda a população, as demais questões tendem a ter solução mais fácil.
Os assuntos ligados à segurança e à saúde, por exemplo, podem caminhar melhor num país onde as pessoas são adequadamente preparadas. As outras colaborações fundamentais do Estado para o desenvolvimento empresarial são bastante conhecidas, mas precisam estar sempre em pauta, a medida que pouco avançam.
Redução (ou mesmo eliminação, quando possível) da burocracia, simplificação do sistema tributário, transparência na cobrança e ainda a redução da carga de impostos, taxas e contribuições também é de fundamental importância. Hoje, 2% dos custos de uma empresa referem-se somente à operação e gestão dos tributos.
Da mesma forma, a correta administração do câmbio e de uma taxa de juros que estimule de forma equânime os investimentos, são ferramentas dais quais o Estado pode dispor para estimular a atividade produtiva.
Por fim, a adoção de procedimentos mais transparentes na gestão do recurso público, com vistas a relações mais éticas e processos voltados para o resultado, levando em conta a conservação do planeta e o respeito ao ser humano, trariam um novo alento aos empreendedores, diante de pressupostos de sustentabilidade dos negócios e perpetuação das organizações.
São propostas redundantes, que traduzem de forma repetitiva até os anseios da classe empresarial, mas que são difíceis de serem compreendidas por muitos daqueles que ocupam os postos de liderança, nos municípios, nos estados e no país.
Presidente da ACIJ Udo Döhler e o secretário especial da Secretaria Executiva de Articulação Internacional, Alexandre Fernandes, convidado especial da ACIJ da reunião da última segunda-feira.
UDESC NA ACIJ
A Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) convida para a reunião desta segunda-feira, dia 1º de agosto, quando recebe o diretor Geral do Centro de Ciências Tecnológicas de Joinville (Faculdade de Engenharia – Udesc Joinville), engenheiro Dieter Neermann. A ACIJ está agendando, ao longo deste ano, encontros com todas as universidades e faculdades de Joinville, para conhecer seus projetos e trocar informações.
ESPAÇO EMPRESARIAL
A BBSC do Brasil Importadora e Exportadora ocupará o espaço empresarial da reunião deste 1º de agosto, quando apresenta seus produtos, serviços e diferenciais. A reunião da ACIJ começa às 18h30 e encerra às 20 horas. Logo após, a BBSC do Brasil oferece um coquetel.
GM E OS FORNECEDORES
Com o objetivo de contribuir para transformar seus associados em fornecedores da General Motors, a ACIJ promove dois eventos para “prospecção de base de fornecedores em Joinville e Região”. Na quinta, dia 4, o encontro será para os setores metal-mecânico, plástico e borracha. No dia seguinte, é a vez dos serviços de manutenção industrial e de operação de sistema de utilidades. As fichas de inscrição estão no site www.acij.com.br. Mais informações pelo email núcleos@acij.com.br.
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
O presidente do Núcleo de Comércio Exterior Eduardo Domingues apresentou a 12ª edição do Seni (Seminário de Negócios Internacionais) na reunião de segunda-feira. Neste ano, o evento se amplia para dois dias: 20 de outubro, com os workshops e 21 de outubro, com as palestras, onde destacam-se nomes como Paulo Rabello de Castro, Miguel Jorge e Daniela Khauaja.
GESTÃO COMPARTILHADA
No dia 4 de agosto, o Gestão Compartilhada Sul e Norte realizam a palestra Responsabilidade Civil do Empregador, com a advogada Yolanda Robert, presidente do Núcleo Jurídico da ACIJ. O evento será às 7h30, com café de boas vindas. Mais informações com Gabriela, pelo fone 3461.3333 ou email gabriela@acij.com.br.
Visualize a coluna aqui.