Temos dito, e repetido, que respeitada a independência das instituições, a parceria e a colaboração mútua são fundamentais na construção de uma sociedade melhor.
Com esse pensamento, acolhemos o prefeito Carlito Merss na segunda-feira, para uma apresentação não programada, mas importante e prestigiosa, do pacote de medidas que ele havia anunciado no final da semana anterior.
Em uma breve análise, a diretoria da casa percebeu que no pacote há avanços importantes, que existem propostas exclusivamente operacionais, e que também há ideias que devem ser repensadas.
Porém, é importante destacar, não há uma posição definitiva sobre a totalidade do que foi exposto, até porque não nos cabe uma análise detalhada de todos os tópicos. Temos, claro, posição definida sobre alguns temas e não nos furtamos de externar esses posicionamentos ao prefeito e à sociedade.
Como proponentes do Movimento Brasil Eficiente e representantes da classe empresarial, apoiamos medidas que promovam a racionalização do gasto público e defendemos a eficiência administrativa como caminho para uma reforma fiscal verdadeira e efetiva, que aumente a taxa de investimento, simplifique a estrutura tributária, reduza a carga de impostos e com isso possibilite um crescimento mais acelerado do país.
Por princípio e convicção, é claro que sempre nos posicionaremos contrários ao aumento dos impostos, criação de novas taxas ou majoração de alíquotas de tributos.
Mas o prefeito, assim como os servidores e a comunidade, podem ter certeza que a ACIJ estará sempre ao lado das iniciativas que estejam alinhadas com a competitividade, com o desenvolvimento econômico e social, e com a melhoria da qualidade de vida e bem-estar do povo joinvilense.