Atuando desde 2001 no comércio internacional, o Ascensus Group está presente nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco e Rondônia. O fundador Vanderlei Palhano da Cruz apresentou a companhia na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) nesta segunda-feira, 23 de setembro, em reunião conduzida pelo presidente da entidade João Joaquim Martinelli.
A empresa está entre as três primeiras do país no mercado de importação ou exportação. Faturou R$ 1,8 bilhão em 2018 e projeta receita de R$ 2,3 bilhões neste ano. Com dois mil clientes e 200 profissionais tem condições de expandir 30%, com atendimento a diversos setores da economia. Também está definido um investimento de R$ 100 milhões na ampliação em Joinville – um terreno de 121 mil metros quadrados da rua Dona Francisca.
“Está em fase de tramitação das licenças ambientais, não fomos para Araquari para Joinville não perder os impostos”, disse Palhano. A intenção é inaugurar a nova sede em março de 2021. “A nossa matriz está na cidade, mas nem toda mercadoria passa dentro do centro de distribuição com três mil metros quadrados porque temos outros centros com 400 mil metros quadrados em todo Estado”.
Também esta sendo consolidada a internacionalização da empresa com uma unidade nos Estados Unidos e outra na América Latina. Com a mudança do fundador para o exterior, o engenheiro Cleverson Siewert assume como CEO em Joinville e o advogado Guilherme Lima presidirá o conselho. Em aspetos de gestão, há acionistas, conselho consultivo, setor de auditoria independente, conselho fiscal.
“Cada vez mais as empresas terão de estar perto dos clientes, do consumidor e fazer o elo com o prestador de serviços. Possuímos um comitê de compliance para definir qual ramo vamos atuar ou não. Por isso não vendemos para governo” e, completou: “temos a garantia de quatro dias em desembaraço alfandegário com registro próprio para as produtos, como exemplo, que demandam vistoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Espaço empresarial
Durante a reunião da ACIJ, a empresa Ramo Sistemas – Unidade de Negócios Ramo Santa Catarina, apresentou o produto SAP Business One, uma solução de gestão voltada para pequenas e médias empresas. Segundo o diretor estadual, Dionei Domingos, o software permite análise de indicadores e atende clientes dos setores: alimentício, agronegócio, distribuição de medicamentos, laticínios, distribuição e logística, clubes esportivos, varejo, gás, entre outros.
“A solução tecnológica possibilita a gestão dados contábeis, administração de processos de entrada e saída de mercadorias. O SAP é usado também por ferramentarias, setor de varejo, mercados e franquias”, destacou Domingos. A Ramo Sistemas é uma empresa com foco em sistemas de tecnologia da informação para gestão empresarial.
Atualmente, a empresa possui uma base de 650 clientes, sendo 630 do SAP. Detém 14 unidades de negócios em todo país e conta com cinco filiais localizadas em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Fortaleza. A matriz fica em São Paulo e têm uma rede de 170 parceiros em todo o Brasil.