Em prol do CBVJ – Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, a ACIJ e as entidades Acomac, Ajorpeme e CDL realizaram com o apoio da comunidade e o empresariado um ato público em frente da Associação nesta sexta-feira, dia 1 ás 13h30.
A ideia da manifestação surgiu na reunião dos conselhos das entidades joinvilenses realizada quinta, dia 31, contraria as recentes vistorias e a cobrança de taxas feitas pelos Bombeiros Militares em algumas nas empresas do município. Os estabelecimentos já foram avaliados e estão com a documentação regularizada, segundo o CBVJ. Os Bombeiros Voluntários possuem um convênio de número 059/2011 firmado pela prefeitura dando exclusividades a essas visitas de fiscalização.
O prefeito Udo Döhler, secretários municipais e o presidente da CBVJ e vice presidente da ACIJ, Moacir Thomazi, também estiveram presentes.
O ato reuniu cerca de 200 pessoas e algumas levantaram faixas com os escritos ”Joinville já tem voluntários”,” Fora Bombeiros Militares”,”Joinville quer Bombeiros Voluntários e não Militares”. As brigadas de incêndio de algumas empresas associadas da ACIJ como Docol, Ciser, Schulz, Embraco e Perini também apoiaram a causa.
Logo em seguida, às 14 horas o Vivabem -Sindicato de Hotéis, bares e restaurantes, com sede na ACIJ, se reuniu com os Bombeiros Militares. Os manifestantes acompanham a saída dos militares dentro da entidade.
A ACIJ apoia e defende os Bombeiros Voluntários pelos serviços prestados em Joinville nos seus 122 anos de história.