Os ventos estão soprando a favor do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, deJoinville. Dos quatro terminais aéreos administrados pela Infraero em SC – incluindoFlorianópolis, Navegantes e Criciúma -, o de Joinville foi o que registrou o maior crescimento no volume de passageiros no primeiro semestre deste ano.
De janeiro a junho, 230.929 passageiros embarcaram ou desembarcaram na cidade, um incremento de 36,9% na comparação com o mesmo período de 2013. O resultado é melhor do que os registrados em Criciúma (20,2%), Navegantes (9,2%) e na Capital, onde o volume encolheu 8,8%.
Enquanto todos os outros terminais aéreos do Estado tiveram queda nesta categoria, o Aeroporto de Joinville ampliou os pousos e decolagens em 51% no período.
Esse volume tende a aumentar nos próximos meses, já que os números do primeiro semestre foram fechados antes da homologação do instrument landing system (ILS).
O sistema que facilita aterrissagens de aeronaves em condições climáticas adversas começou a operar apenas no dia 27 de junho, mas toda a expectativa criada em torno do processo contribuiu para o crescimento do número de passageiros no período, avalia Rones Heidemann, superintendente do Aeroporto de Joinville.
— Tanto se falou do ILS que, de uma forma subjetiva, isso influenciou nessa evolução. Muitos passageiros de Joinville que iam para Curitiba ou Navegantes retornaram, mais confiantes.
Ainda é cedo para calcular o impacto que o ILS trará na movimentação de aviões e passageiros em Joinville. Aexpectativa é de que a performance do terminal melhore 61% com o sistema – só em 2013, o aeroporto ficou 339 horas sem operar por causa do mau tempo.
Heidemann projeta que, até o fim do ano, o aeroporto receba 500 mil passageiros. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Joinville, Jalmei Duarte, vai além e estima um movimento de 600 mil pessoas em 2014 e de até um milhão em 2015.
Busca por mais voos e modernização continua
Com o ILS em funcionamento, a Prefeitura trabalha para aumentar a oferta de voos no aeroporto. Segundo o superintendente Rones Heidemann, Joinville tem tido uma média de nove voos diários.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jalmei Duarte, já se reuniu com representantes das companhias aéreas e formalizou o pedido, já em análise pelas empresas, por mais viagens.
A ideia é permitir que passageiros que costumam embarcar em Curitiba ou Navegantes tenham mais opções para viajar a partir do Lauro Carneiro de Loyola. A principal demanda é por uma opção diária que parta às 20 horas de Congonhas para Joinville e outra que decole daqui para a capital paulista às 21h30.
Mesmo com as conquistas recentes, Jalmei reconhece que é preciso avançar na modernização do aeroporto.
— Joinville é a terceira maior cidade (em população) do Sul do País. Se olharmos para Curitiba e Porto Alegre, o nosso aeroporto ainda está muito aquém.
Além de obras de ampliação e melhorias, o aeroporto está em fase de homologação de um finger terrestre, um tipo de ponte que leva os passageiros diretamente para dentro do avião, evitando que o embarque e o desembarque sejam feitos pela pista. A previsão é de que ele entre em operação no primeiro trimestre do ano que vem.
Fonte: Diário Catarinense