A reunião da ACIJ desta segunda-feira teve a participação dos executivos da BMW, mais nova associada da Casa, e também de secretários do Município de Joinville, como Roque Mattei, secretário de Educação, e Danilo Conti, Secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico.
O Gerente de Comunicação da BMW, Vladimir Mello, falou sobre a história da empresa, que completa 100 anos em 2016. O primeiro produto da empresa foi um motor de aviação. Depois vieram as motocicletas. Somente em 1929, começou a produzir automóveis, com o BMW 3/15 PS. Entre motocicletas e carros, inclusive o Mini, a BMW vendeu 24 mil veículos no Brasil em 2014. No Brasil, são 700 funcionários, entre Santa Catarina, São Paulo e Manaus (motos), “com espaço para empregar mais gente”, segundo o gerente de Comunicação, Vladimir Mello.
“Eu posso falar em alemão, eu posso falar em inglês. Mas, como sou associado da ACIJ, vou falar em português”, brincou Gerard Degen, presidente da BMW Araquari. Afirmou que, se e economia vier a crescer novamente, a fábrica terá condições de produzir 100 mil carros por ano. Ricardo Santin, diretor da empresa na região, trouxe detalhes, fotos e vídeos inéditos da linha de produção no Norte do Estado, com destaque para a divisão de pintura, ultramoderna e sofisticada.
INOVAÇÃO
O presidente do Comciti (Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Joinville) Marcos Vieira, falou sobre a Expoinovação 2015, evento que ocorre no Centreventos Cau Hansen, entre os dias 20 e 22 de outubro, e que trará para Joinville o chefe de Marketing Corporativo e Novos Negócios da 3M do Brasil, Luiz Sefarim, e o diretor-executivo da Totvs Labs, baseada no Vale do Silício (EUA), Vicente Goetten.
Falou ainda sobre o lançamento e início das inscrições para o 3º Prêmio de Inovação de Joinville e sobre a Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia de Joinville (Fecitej), que integra o evento e que reunirá no Expocentro Edmundo Doubrawa mais de 100 trabalhos de escolas públicas e privadas, da educação infantil ao ensino superior. São esperadas 1.400 pessoas para as três noites de Congresso e mais de 100 mil visitantes na Feira de Ciências.
A Feira de Ciências está sob a responsabilidade da Secretaria de Educação de Joinville. O secretário Roque Mattei destacou a evolução do evento. “Para este ano, tivemos o cuidado de enriquecer a programação do Congresso, para que as pessoas se conscientizem cada vez mais que a inovação já acontece em Joinville”, acrescenta.
Já a Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia de Joinville (Fecitej) vem para fortalecer o empreendedorismo, a ciência, a inovação e a tecnologia dentro do contexto escolar. “E isso é um ingrediente essencial para o desenvolvimento de uma nação”, diz o secretário de Educação, Roque Mattei.