A Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) e o governo do Estado celebraram o termo de autorização para o repasse de recursos, no valor de R$ 10 milhões, para 32 corporações e a própria ABVESC em 2025. O ato foi celebrado nos Bombeiros Voluntários de Joinville no 9 de janeiro. Durante o ato, a ABVESC prestou homenagem ao governador em reconhecimento à constância na renovação do termo com a entrega de uma peça representando um capacete de bombeiro.
O termo de fomento foi assinado pelo governador Jorginho Mello e Ivan Frederico Hudler, presidente da ABVESC com o testemunho do subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel BM Jefferson de Souza; Darci de Matos, deputado federal; e os deputados estaduais Matheus Cadorin, Mauríco Peixer, Fernando Krelling e Junior Cardoso; além de Adriano Silva, prefeito de Joinville. O evento foi prestigiado por presidentes, comandantes e bombeiros das unidades filiadas à ABVESC.
Simbolicamente, o governador Jorginho Mello fez a entrega de um equipamento de proteção utilizado no combate ao fogo para o presidente Ivan Frederico Hudler e ao prefeito Adriano Silva, adquirido com recursos dos termos de fomento vigente no biênio 2023-24. Naqueles períodos, os bombeiros voluntários e a própria Associação receberam R$ 16 milhões do Executivo estadual.
O presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler, destacou a importância da manutenção do repasse anual de recursos para os bombeiros voluntários, destacando que as 32 corporações atendem 52 cidades, totalizando 1,7 milhão de catarinenses. “É um recurso importante para ser aplicado em equipamentos e treinamentos, além de custeio das unidades filiadas”, disse. “Além disso, esse dinheiro recebido pelos bombeiros voluntários retorna para a população na forma de atendimentos. Das mais de 80 mil urgências atendidas todos os anos, por exemplo, 70% são na área de pré-hospitalar”, exemplifica. “O modelo é voluntário, mas precisamos dos recursos para os investimentos e complementar o custeio da operação”, lembrou.
O governador Jorginho Mello falou da importância do trabalho de bombeiro para salvar vidas e demais serviços prestados à população. “Em Santa Catarina, temos os bombeiros militar e voluntários atuando juntos. Isso é um privilégio para a sociedade.”
O comandante geral dos bombeiros voluntários em SC e comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Neilor Vincenzi, por sua vez, destacou que o mais importante é a constância do repasse de recursos por parte do governo do Estado. “Essa regularidade permite que as unidades programem investimentos em equipamentos, custeio e qualificação, o que beneficia diretamente a comunidade”, disse.
A assinatura do termo de autorização para o repasse de recursos foi prestigiada também, pelo secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel BM Fabiano de Souza; pelo presidente do Detran, Kennedy Nunes. Da diretoria da ABVESC, prestigiaram o evento o vice-presidente, Adelir da Veiga; Alfieri Nicolau Freiberger, primeiro diretor Tesoureiro; Gilberto Tassi, primeiro diretor Secretário e presidente dos Bombeiros Voluntários de Ibirama; Giocondo Tagliari Calomeno, segundo diretor secretário e presidente dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul; Luiz Alberto Hack, membro do conselho fiscal e da diretoria dos Bombeiros Voluntários de Corupá; bem como o anfitrião e presidente dos Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi.
Também prestigiaram o evento os presidentes dos Bombeiros Voluntários de Guaramirim, Dhionata da Silva; de Corupá, Mari-Lane Brunel Glatz; de Navegantes, Silvana da Silva; e de Itaiópolis, Fátima Kraievski.
Ao lado deles estavam os comandantes dos Bombeiros Voluntários de Joinville, Carlos Kelm; de Indaial, Evandro Vinotti; de Corupá, Lauro Pinto Reck; de Caçador, Anderson Caetano; de Concórdia, Juliano Camillo; de Balneário Barra do Sul, Gustavo Farias; de Navegantes, Sandro da Silva; de Pomerode, Carlos Ricardo Hein; de Presidente Getúlio, Manfredo Baehr; de Schroeder, José Félix Batista Neto; representantes do comando das corporações de Ascurra, Penha e Ibirama, além de bombeiros voluntários.