Independente de esquerda, centro ou direita, o crescimento da economia nos próximos anos é inevitável, especialmente se o país conseguir fazer as reformas fundamentais, especialmente a reforma previdenciária, ainda em 2018.
Esta é uma das máximas da palestra de segunda-feira na reunião da ACIJ, com o presidente do Bradesco, Octávio de Lazari Junior, e o economista-chefe do banco, Fernando Honorato Barbosa.
Otimistas, ambos acreditam que dificilmente a eleição deste ano, que inclui Presidente, Governadores, Senadores e deputados, poderá alterar o curso da economia, que novamente parece voltar aos trilhos. “O brasileiro tem a vocação para empreender. É da nossa cultura, do nosso jeito, querer fazer sempre melhor, querer sempre ampliar, tornar melhor o seu negócio. Ou seja, não vamos parar de investir”, sentenciou Lazari Junior.
Ele deu o exemplo do investimento realizado pelo próprio banco, que adquiriu o HSBC por R$ 15 bilhões, em plena crise. Cerca de 430 pessoas participaram da reunião da ACIJ nesta segunda-feira. Público recorde para uma reunião empresarial na ACIJ. O prefeito Udo Döhler,secretários municipais e vereadores também prestigiaram.
Octavio de Lazari Junior é Presidente do Bradesco desde março deste ano. Foi Vice-Presidente do Bradesco e Presidente do Grupo Bradesco de Seguros. Economista de formação, possui especialização em Finanças e Marketing pela FIA, Fundação Dom Cabral e IESE. Iniciou carreira no Bradesco em 1978 na Rede de Agências. Foi executivo e diretor em diversas áreas, entre as quais, Varejo, Alta Renda, Crédito, Financiamento, Consórcio e Produtos e Serviços. Foi presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) por dois mandatos consecutivos. É Membro do Conselho Diretor e do Conselho Consultivo da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos.
Fernando Honorato Barbosa é atualmente economista-chefe e diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco. É também vice-presidente do comitê de macroeconomia da Anbima, membro do conselho superior de economia da Fiesp, da Funcex e membro convidado do G100. Durante seus 15 anos na organização Bradesco, já ocupou diversas posições. Foi superintendente executivo e economista-chefe, além de responsável pelas áreas de pesquisa de credito e ações do Bradesco Asset Management (2011-2016), economista-chefe adjunto do Departamento de Economia do banco (2008-2011), economista-chefe do Bradesco BBI (2007-2008) e economista sênior do Bradesco de 2003 a 2007. Bem como a sua experiência com o Bradesco, ele também trabalhou para o BBVA, BankBoston e Rosenberg & Associados. Fernando Honorato Barbosa tem mestrado e graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e PMD em gestão pelo IESE.