Desde 2014 o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville, tem recebido investimentos em equipamentos de tecnologia e segurança para operação das aeronaves e mais conforto aos passageiros. Desde então, no primeiro ano de funcionamento do ILS, somente um voo foi cancelado por falta de visibilidade; do contrário seriam 102 decolagens ou pousos não realizados.
Ainda assim, o número de passageiros têm se mantido próximo dos 500 mil por ano, mas o terminal de Joinville tem capacidade para operar com 1,3 milhão de pessoas. No Aeroporto Internacional de Navegantes são 2 milhões. Para aumentar a movimentação de passageiros e obter maior número de voos, o grupo Voe por Joinville prepara uma campanha com lançamento no próximo mês. A reunião foi realizada nesta semana na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ).
A mobilização terá vídeo institucional para uso em TVs e redes sociais; spots para rádios; outdoors no município, BR e cidades da região; contato com grandes empresas que detém alto número de executivos que se deslocam por Curitiba ou Navegantes; conversa formal com autoridades do setor de aviação nacional; uso da hashtag #voeporjoinville; e o apoio primordial da imprensa.
“O objetivo é desmistificar a informação de que Joinville tem voos sendo cancelados. Depois, incentivar que na próxima viagem as pessoas escolham voar por aqui. Com isso acreditamos aumentar o número de usuários e ter mais horários e novos destinos”, avalia Danilo Conti, secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, da Prefeitura de Joinville. Mais tempo, mais conforto e mais segurança serão os motes da campanha.
Integram o Voe por Joinville a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), a Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Joinville (Acomac); a Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresas (Ajorpeme), a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a Prefeitura de Joinville, o Joinville e Região Convention e Visitors Bureau, o Sindicado de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e agências de turismo.
“Temos de engajar a cidade por meio dos seus representantes, classe política e sociedade civil organizada para incentivar o uso do aeroporto. Novos investimentos, passagens mais acessíveis, mais voos, horários e destinos diferenciados depende desse movimento conjunto”, avalia o presidente da ACIJ, João Joaquim Martinelli. Paralelamente, o Governo Federal segue com as tratativas para conceder o terminal em 2020 com nova gestão a partir de 2021.
Investimentos realizados
O sistema de pouso e decolagem chamado de Instrument Landing System (ILS) foi homologado em junho de 2014; a categoria do equipamento permite aproximação a partir de 60 metros de altura e contato visual com a pista a partir de 550 metros. Depois teve a instalação dos equipamentos de aproximação e pouso em situações climáticas adversas (RNP-AR). Por fim, a integração das salas de embarque e desembarque às aeronaves, conhecido como sistema ELO ou fingers terrestres. O local também recebeu obras de drenagem na pista. O acesso ao Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola foi duplicado em 2018.