A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) entregaram 400 testes rápidos ao Centro de Triagem do coronavírus anexo a Associação Atlética da Tupy, no Boa Vista, em Joinville. A doação foi realizada nesta quinta-feira, 23, pelo vice-presidente da ACIJ, Luiz Fernando Duccini, juntamente com o diretor Regional do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Marco Goetten.
Os materiais foram recebidos nessa nesta quinta-feira, 23, pelo coordenador técnico infectologista Luiz Henrique Mello e a coordenadora geral, Nicole dos Anjos, da Secretaria Municipal de Saúde. Colaboradores do SESI também irão atuar junto aos demais profissionais da saúde no local. Ambas as equipes estão treinadas para fazer a coleta de mucosa nasal e oral em pacientes com suspeita de coronavírus, procedimento que deve iniciar na próxima semana. Serão submetidos ao teste, os pacientes que apresentarem os sintomas e se encaixarem dentro de critérios clínicos definido pelos médicos. As coletas serão encaminhadas ao Laboratório Central, em Florianópolis.
A aquisição dos 400 kits de testes rápidos foi realizada pela FIESC por meio do Fundo Empresarial de Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (FERA-SC). “A ACIJ fez uma doação ao fundo para aquisição desses materiais. A entrega de hoje, metade é da nossa entidade e a outra da federação. Continuamos com outras ações sendo realizadas pelo comitê de crise, é o caso das obras de novos leitos hospitalares”, estaca Duccini.
A Central de Triagem atende gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e recebe em média 45 pessoas por dia. Ao chegar, o paciente recebe uma máscara, álcool gel nas mãos e passa por avaliação médica; àqueles com sintomas leves, é feita a recomendação de isolamento social e os casos graves são encaminhados para unidades de saúde com ambulância.
Na forma como o espaço foi planejado, as pessoas que chegam não têm contato com outras que passaram por avaliação e estão de saída. Para quem está com o coronavírus, os sintomas mais leves são a coriza, febre alta, tosse, cefaleia e mialgia e para os casos mais graves a dificuldade de respirar. É preciso ter cuidados porque alguns sintomas podem ser confundidos com gripes, rinite e crises de asma.