A colunista de economia Estela Benetti, da NSC Comunicação, fez uma entrevista com o presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini, sobre o momento da entidade que celebrou 111 anos no dia 16 de fevereiro. No conteúdo publicado no portal NSC Total, ela destaca o programa Joinville Emprega + (parceria com Prefeitura e SENAI) e a campanha Seu Voto Faz a Diferença (ação conjunta do Conselho das Entidades, formado também por ACOMAC, AJORPEME e CDL Joinville). Confira a íntegra das informações e da análise da jornalista.
A Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), que representa a maior economia municipal de Santa Catarina, celebra os 111 anos de atuação nesta quarta-feira com o anúncio da execução de dois programas novos voltados ao futuro: a formação de pessoas desempregadas e uma campanha para que eleitores da cidade compareçam mais às urnas (em conjunto com o Conselho das Entidades, formado também por ACOMAC, AJORPEME e CDL Joinville).
Segundo o presidente da entidade, Marco Antonio Corsini, a nova campanha pelo voto será feita porque o município, que tem mais de 400 mil eleitores de um total de aproximadamente 605 mil habitantes, perdeu mais de 100 mil votos no segundo turno no último pleito municipal.
Essa retomada de campanha por voto não surpreende porque em 1994, com apenas um deputado federal e um estadual, a ACIJ fez a campanha “Vote certo, vote por Joinville”, que aumentou a representatividade. Não é o mesmo caso agora que o município tem três deputados estaduais e três federais, mas o plano é aumentar ainda mais essa representação parlamentar.
– Nós somos o maior colégio eleitoral do Estado. Precisamos conscientizar a população para que cumpra seu dever de comparecer às urnas para votar. Na última eleição, desperdiçamos mais de 100 mil votos. Não é possível que o cidadão abra mão do direito de votar para depois cobrar do seu representante aquilo que de melhor a cidade precisa. As dificuldades estão nas cidades. As pessoas vivem nas cidades – afirma Corsini.
A campanha terá três focos, segundo ele. Um é para que as pessoas votem nos dias de eleições. Outro é para que os que vieram de outras cidades e ainda não fizeram a transferência do título para Joinville, que o façam. Isso porque necessitam dos serviços locais, por isso é importante que votem também na cidade. E um terceiro alerta será para que os jovens, que têm direito a votar, que façam o título e exerçam seu direito democrático de escolher representantes.
Reconhecida como uma das cidades que mais geram emprego no Brasil, Joinville conta com pleno emprego nos números oficiais, mas têm um contingente de trabalhadores sem vagas por falta de qualificação. Por isso, procurando unir essas duas pontas, a ACIJ elaborou no ano passado o programa Joinville Emprega +, voltado à formação, que começa a ser executado no mês de março em parceria com o Senai e a prefeitura municipal.
Com indústria e serviços fortes, Joinville gerou 12.787 novos empregos em 2021, atrás apenas de Florianópolis, que abriu 13.004. A cidade é uma das que registram pleno emprego em Santa Catarina.
Entidade com forte influência não só no Estado, mas também no país, a ACIJ trabalha também para melhorar não só o desenvolvimento econômico, mas o social. Por isso foi uma das primeiras do Brasil a condenar os gastos acima de R$ 5 bilhões para o fundo eleitoral e cobra constantemente investimentos em infraestrutura para a cidade e região.
Na pandemia, chamou a atenção pela elevada colaboração ao setor de saúde. Entre as doações, somou 83 novos leitos ao Hospital Municipal São José – o que representa um novo hospital dentro do próprio São José – e outros 27 leitos para a Unidade de Pronto Atendimento do Norte da cidade.
Os 111 anos foram celebrados pela ACIJ com um café da manhã aos colaboradores e o registro da inauguração do painel que destaca os pilares de atuação, mas o trabalho com atenção a essa trajetória segue nos projetos e nas cobranças da entidade.