As Companhias Aéreas Azul e Gol assumiram o compromisso, durante reunião-almoço na ACIJ, nesta terça, dia 10, de fazer uma reavaliação das tarifas praticadas no Aeroporto de Joinville, após reunião com a diretoria da ACIJ, Prefeitura, Infraero e Abear – Associação Brasileira das Empresas Aéreas. A Tam, também convidada, não compareceu.
O presidente da ACIJ, João Joaquim Martinelli, elencou as melhorias realizadas no aeroporto nos últimos anos, tanto no terminal de passageiros, quanto na pista, passando pela instalação do ILS e dos fingers terrestres, o que contribui para manter os voos lotados, além de reduzir o tempo de voo (o que representa economia para as empresas aéreas).
“Há muitos anos, a ACIJ e a cidade vem se empenhando para melhorar o aeroporto. Hoje, não faz sentido termos uma tarifa três ou quatro vezes superior àquela praticada no aeroporto de Curitiba, por exemplo”, afirmou.
O crescimento da cidade e o bom trabalho da Infraero realizado no terminal Lauro Carneiro de Loyola foram destacados pelo prefeito Udo Döhler, que acredita que o aumento da frequência de voos, que otimizaria os custos das equipes de apoio em terra, também pode contribuir para a necessária redução das tarifas.
O vice-presidente da ACIJ Moacir Thomazi lembrou que, de cada cinco passagens compradas em Joinville, somente uma tem como ponto de partida o aeroporto local. Jalmei Duarte, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, também apresentou dados estatísticos e simulações de compra de passagens realizadas nos últimos meses, que mostram a grande diferença de valores praticados em Joinville, Navegantes e Curitiba.
Ronaldo da Silva Veras, assessor da Presidência da Azul, garantiu que a empresa vai revisar suas tarifas, posição ratificada por Marcos Tognato da Silva, representante da Gol. O prazo acordado para um estudo é de 30 dias.
O superintendente da Infraero, Rones Heidemann, alertou para a estagnação do número de passageiros no Aeroporto de Joinville. Em janeiro, a movimentação foi de 43 mil pessoas. “Com esse número, dificilmente chegaremos a 600 mil em 2015. A capacidade do aeroporto de para 800 mil passageiros”, lembrou. Com relação ao VNP-AR, equipamento de aproximação virtual de aeronaves, A AZUL admite que depende somente da homologação do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), para entrar em funcionamento.