Boa noite!
Quantos motivos para comemorarmos!
Uma justa homenagem ao presidente Corsini por sua excelente gestão;
Uma primeira mulher a assumir a presidência da ACIJ;
A Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca para nossa entidade – a maior honraria de Joinville;
Um festivo reencontro de centenas de amigos e parceiros após tanto tempo de incertezas e restrições.
Obrigada a cada um de vocês por compartilharem este momento tão especial para a ACIJ e para mim.
Quero iniciar saudando o representante do governador Carlos Moisés, o secretário da Fazenda, Paulo Eli, o prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin. E, em seus nomes, agradecer a todas as autoridades políticas aqui presentes.
Quero também saudar os presidentes Marco Antonio Corsini, Mario Cesar de Aguiar e Sérgio Rodrigues Alves – meu marido e incentivador. E, em seus nomes, saúdo a todas as lideranças empresariais aqui reunidas.
Gostaria ainda de saudar associados, parceiros, patrocinadores, conselheiros, colegas de Diretoria, acijianos, amigos da imprensa e, de forma muito carinhosa, meus familiares e amigos: meu pai, sócio-benemérito que preside esta sessão solene de posse; meus amados filhos, noras e genro; e minha querida mãe Helga!
Estimados amigos!
A ACIJ, ao longo dos seus 111 anos, tem prestado relevantes serviços para os associados, para a economia e para a sociedade.
A entidade se tornou referência no associativismo, na comunidade e conquistou uma posição de liderança e destaque, fruto de muito trabalho, dedicação e comprometimento com todos os públicos.
Por toda esta dimensão, assumir a presidência da ACIJ é motivo de muito orgulho, muita superação e muita responsabilidade.
Orgulho por representar os cerca de 1.700 associados, 25 núcleos, 4 gestões compartilhadas, 18 sindicatos patronais, empresas de destaque nacional e internacional – e também por ser a primeira mulher a presidir a entidade em 111 anos.
Superação pelos desafios deste ano de eleições e pelos cenários nacional e internacional.
Responsabilidade por dar continuidade ao trabalho desenvolvido na gestão do presidente Corsini.
Prezados conselheiros e colegas de Diretoria!
Sei das minhas responsabilidades neste importante momento.
Estamos em um ano de eleições – e certamente teremos uma das mais importantes votações para o futuro do país.
A nossa responsabilidade vai além das urnas.
Temos pleitos importantíssimos e necessários para o fortalecimento da nossa economia, do nosso Estado, do nosso município, da nossa sociedade e dos nossos associados.
Somos uma entidade apartidária, porém politicamente responsável.
Cobramos as autoridades quando necessário, mas também colaboramos – somos parceiros do poder público.
Precisamos do comprometimento dos candidatos com as pautas do setor produtivo, em especial as reformas tributária e administrativa.
Necessitamos de uma reforma tributária que simplifique e reduza impostos – mas que também desonere a folha de pagamento.
Apoiamos as privatizações e a redução do tamanho do estado.
Precisamos de uma reforma administrativa que modernize e traga mais segurança jurídica para este país. E que reduza os gastos com a máquina pública para que sobrem mais recursos para os investimentos que tanto precisamos e merecemos.
Queremos mais liberdade e incentivos para empreender!
Não nos omitiremos do bom debate.
Trabalharemos pelo bem da sociedade e pela defesa das bandeiras de infraestrutura, meio ambiente, saúde e segurança pública, educação e inovação.
Continuaremos cobrando urgência na vinda de recursos federais para Santa Catarina, 5º Estado em arrecadação de impostos federais e apenas o 22º em retorno de verbas federais – vejam o estado crítico das nossas rodovias!
Sabemos que a ACIJ carrega em seu DNA a essência e a força do voluntariado.
Por esta razão, manteremos incondicional apoio ao nosso Corpo de Bombeiros Voluntários, presidente Moacir Thomazi. Esta entidade que celebrará 130 anos dentro de poucos dias é orgulho e patrimônio dos joinvilenses, pela excelência dos serviços prestados e pelo bom exemplo que dá ao país.
Queremos continuar trabalhando em sintonia com o poder público municipal, com o prefeito Adriano, que tem feito – junto com a sua vice Rejane – uma gestão diferenciada por ouvir as dores da comunidade e articular as soluções.
Aproveito para reiterar o agradecimento da ACIJ pela homenagem com a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, que prometemos honrar com ainda mais trabalho.
Contamos desde já com o apoio de todas as autoridades e lideranças aqui reunidas para solucionar de uma vez por todas a questão de recursos para o Hospital São José – um hospital municipal, mas com vocação regional!
A pandemia nos lembrou o quanto a saúde é fundamental para todos – sem ela, nada fazemos!
Outra questão que continuará merecendo atenção especial da ACIJ é a necessidade de mão de obra mais especializada. Neste sentido, fortaleceremos o nosso apoio ao Programa Joinville Emprega Mais, que nasceu a partir da Pesquisa de Empregabilidade realizada pela ACIJ no ano passado e se transformou em uma importante ferramenta de desenvolvimento profissional por meio da parceria com a Prefeitura e a FIESC.
Temos muito carinho por este programa, pois ele traduz com perfeição as nossas duas vocações:
A econômica, pois desenvolve profissionais para as vagas que precisam ser preenchidas para o crescimento das empresas;
E a social, pois ajuda quem está desempregado a retornar para o mercado formal, com salário, benefícios e dignidade.
Outra vocação da ACIJ é o diálogo.
Manteremos o diálogo na busca de recursos para o fortalecimento da economia e pela qualidade de vida das pessoas.
Aproveito este momento para um justo agradecimento ao governador Carlos Moisés, secretário Paulo Eli, pela atenção aos pleitos da ACIJ e a importantes investimentos na nossa Joinville.
Também queremos ouvir os nossos associados para aprimorar, incrementar os nossos serviços e agregar valor com soluções empresariais relevantes.
Nesta noite tão especial, estimados amigos, renovo o meu compromisso com a ACIJ.
O empreendedorismo e o associativismo estão no sangue da minha família há cinco gerações.
Meu tataravô, Hermann August Lepper, fundou e foi o primeiro presidente da entidade, que também foi presidida por meu bisavô Henrique Douat, pelo meu tio-avô Arnaldo Moreira Douat, pelos meus primos Etienne e Oswaldo Douat, pelo meu pai Henrique de Loyola e por meu marido Sergio, hoje presidente da FACISC.
Conto com o apoio de todos, da Diretoria, dos conselheiros, dos colaboradores, dos parceiros e dos amigos para conciliar esta tradição que nos trouxe até aqui com a inovação que nos levará aos próximos ciclos de desenvolvimento de Joinville.
Afinal, como bem lembra o nosso vídeo institucional:
O passado nos motiva
O presente nos desafia
O futuro nos inova
É assim que honraremos a todos que nos antecederam nestes 111 anos de história empreendedora e comunitária.
Tive o privilégio de acompanhar de perto a origem de um grande exemplo de associativismo e empreendedorismo: os núcleos empresariais.
Foi na sua gestão, meu querido pai, em 1991.
Naquela época, a assinatura do convênio com a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera e a posterior criação daFundação Empreender representaram dois passos fundamentais que só foram possíveis graças à visão empresarial que você teve como presidente da ACIJ naquela gestão.
No ano passado, celebramos os 30 anos dos núcleos não apenas na ACIJ, mas no Estado e no Brasil, pois fomos pioneiros em todo o território nacional ao lado das associações de Blumenau e de Brusque.
Por todos esses motivos, para concluir quero também renovar o compromisso da ACIJ com os núcleos empresariais.
Afinal, o que é bom para os núcleos, é bom para a ACIJ!
Fiquemos com Deus!
Meu agradecimento muito especial pelo apoio e carinho que tenho recebido das mulheres.
Muito obrigada pela presença, pela atenção e uma ótima noite a todas e todos!