É uma grande honra e uma enorme responsabilidade cumprir a missão de falar em nome dos homenageados desta noite.
Grandes cidades não são fruto do acaso.
São consequência de trabalho árduo, constante e consistente realizado por muitas mãos ao longo dos anos, sob a liderança, articulação e inspiração de grandes personalidades.
Joinville é um exemplo fiel disto. A história da cidade está repleta de nomes relevantes para seu desenvolvimento permanente tanto no aspecto econômico quanto no social.
Os 16 homenageados pela ALESC nesta noite representamos com muito orgulho todos os 45 presidentes que tiveram a nobre missão de liderar e representar a entidade ao longo destes 110 anos.
Quem se debruça sobre a história da ACIJ constata que a entidade, de fato, sempre foi pioneira em identificar e fazer o diagnóstico de necessidades em cada ciclo histórico da cidade. E a partir disto, também sempre foi protagonista no debate, na articulação e na realização das soluções em áreas relevantes para o desenvolvimento econômico e social, como infraestrutura, energia, mobilidade, saúde, educação, segurança e meio ambiente, entre outros temas.
Este belo trabalho tem ainda mais valor na medida em que a atividade associativista é voluntária. É a doação de tempo em que dirigentes abrem mão do foco em sua própria empresa ou da convivência com a família para se dedicarem à conciliação de visões. Sempre com a convicção de que juntos somos mais fortes.
Há um outro ponto que merece ser lembrado. A ACIJ tem sido, ao longo da história, um extraordinário centro de formação e desenvolvimento de lideranças, que depois acabam contribuindo com o município e com o Estado em outras missões. Para não correr o risco de esquecer importantes nomes entre tantos que foram forjados neste centro de lideranças ao longo de 110 anos, peço licença para homenageá-los nomeando o prefeito Adriano Silva e o presidente da FACISC Sérgio Silva, que compartilham este evento conosco.
Todos conhecemos os enormes desafios e as muitas potencialidades para o nosso Brasil ser maior, mais eficiente e concretizar a promessa de ser o país do futuro. Para isto, precisamos de mais ACIJ’s espalhadas pelo território nacional, entidades que tenham esta visão de construção contínua do futuro e que tenham a capacidade de conciliar diferentes opiniões e de articular parcerias com o poder público para deixar relevantes legados para a sociedade.
Que os 45 presidentes que representaram nossa ACIJ ao longo de seus 110 anos de atividades, eternizados nesta homenagem, sirvam de exemplo e inspiração para as lideranças do presente e do futuro do nosso Brasil.
Nosso muito obrigado à ALESC e à ACIJ.