

“Agradeço ao governador e ao Governo do Estado por terem escolhido a casa do empresariado para hospedar este encontro de hoje. E, em nome do empresariado, agradeço pelo grande e nobre motivo da agenda.
Existem dois tipos de política e de políticos.
Existe a pequena política, que é aquela da legislatura sem compromisso com a agenda partidária, a que coloca os interesses pessoais do político à frente do trabalho em prol daqueles que o elegeram, aquela política que atende aos interesses das minorias organizadas em detrimento do bem coletivo e – ainda mais absurdo – aquela política do quanto pior melhor, do jogo barato de poder no qual o único resultado, ao usar a população como massa de manobra para se conquistar mais votos é a procrastinação de soluções para problemas reais de nossa comunidade.
E existe a grande política e o grande político, e testemunhamos hoje um exemplo dela. O Programa Santa Catarina Levada Sério, criado pelo governador Jorginho, que se aproxima dos prefeitos e busca traçar projetos de desenvolvimento regional de impacto para todas as regiões de Santa Catarina, merece nosso reconhecimento.
É nas cidades que vivemos e empreendemos. E temos necessidades que cabe aos estados e municípios atender, para isso coletam impostos, impostos que abocanham uma parcela significativa da renda de todos nós.
Essa ação do governador Jorginho demonstra sua sensibilidade e seu interesse naquilo que realmente importa, o bem-estar do povo catarinense, praticando a grande política.
A grande política é feita de superação das controvérsias, de transformar opositores em aliados, em se costurar alianças que aglutinam para o interesse comum, que é a melhoria da vida do cidadão. A grande política, é feita de portas abertas, da oposição construtiva, que não é feita de picuinha, e só de choro e reclamação, é a política de resultados que beneficia a população.
O desenvolvimento social só acontece quando as pessoas têm boas escolas, boa saúde e segurança – que são o papel do Estado. E o desenvolvimento social só acontece quando existe desenvolvimento econômico, cujo maior símbolo é o emprego com carteira assinada, é o empreendedor, o investimento privado, que floresce de forma ainda mais vibrante quando existe mercado e infraestrutura para se desenvolver. E Santa Catarina é um exemplo para todo Brasil em todos estes aspectos.
Neste sentido, é urgente a aliança de todos os prefeitos para as melhorias nas nossas BRs – sim, as BRs são mais nossas do que do Governo Federal, pois as usamos e sofremos com elas todos os dias. Precisamos que haja uma união e uma forte ação para que as melhorias necessárias ocorram no menor prazo do que o que está sendo planejado no Ministério dos Transportes.
Ações como a que testemunhamos hoje, criada pelo governador Jorginho, tem o poder de reforçar a ampliar este grande exemplo que é Santa Catarina, que se fosse seguido pelos outros Estados, estaríamos vivendo em um país melhor e mais justo para todos.
Parabéns, governador! E parabéns a todos que participam do Santa Catarina Levada a Sério!”