O Conselho das Entidades Empresariais de Joinville, formado pela Acij, Acomac, Ajorpeme e CDL, se reuniu nesta quinta-feira para debater assuntos de interesse de seus associados e, com ênfase, temas de interesse da comunidade, como as questões ligadas à Serra Dona Francisca, Segurança Pública, sinalização viária e acessibilidade, Lei de Ordenamento Territorial (LOT) e Rio Cachoeira.
Em relação à Serra Dona Francisca, foi deliberado que as entidades vão pleitear aos Deputados Estaduais e à Assembleia Legislativa a priorização do projeto de lei que proíbe o trânsito de caminhões com cargas perigosas na rodovia SC-418. Além disso, serão observadas as questões de sinalização, melhoria de segurança na trafegabilidade e melhoria da comunicação (celular e rádio), para reforçar a segurança das pessoas e bens que por ali circulam.
No tema Segurança Pública, destaque para a necessidade de administração local dos recursos oriundos do convênio entre as empresas e a Penitenciária Industrial. Atualmente, os recursos são geridos pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, mas poderiam ser administrados por um fundo local.
As entidades também conversaram sobre a necessidade de melhoria da sinalização e da acessibilidade no município e definiram por debater o tema com instituições como o Ippuj e o Comde. Sobre a LOT, a postura será de sugerir celeridade aos trâmites do projeto na Câmara de Vereadores, para que o município, em ano de economia desaquecida, possa voltar a estimular os negócios, a fim de gerar mais empregos, renda e circulação de recursos.
Com relação ao Rio Cachoeira, foi destacada a recuperação, embora lenta, do principal rio que corta a cidade e que tem potencial para tornar-se novamente saudável, se forem observadas a coleta e o tratamento de esgoto.