O Conselho das Entidades Empresariais de Joinville realizou na manhã desta segunda-feira, dia 27 de março, a primeira reunião deste ano com os parlamentares eleitos pela região Norte.
Participaram o deputado federal Fabio Schiochet e os deputados estaduais Antídio Lunelli, Fernando Krelling, Matheus Cadorin, Maurício Peixer e Sargento Lima. Participaram do encontro os vereadores Dr. Cassiano, Tânia Larson e Sidney Sabel.
Estiveram presentes ao encontro todos os presidentes das entidades que formam o Conselho: Margi Loyola (ACIJ), José Havertoth (ACOMAC), Cintia Ebert Huang (AJORPEME) e Marcos Antonio Bittencourt (CDL Joinville). Também participaram os presidentes da FACISC, Sérgio Rodrigues Alves, e o presidente da Associação Amigos da Segurança Pública, Gilson Bohn.
Um dos principais encaminhamentos da reunião realizada na sede da ACIJ foi o start para uma grande mobilização envolvendo entidades e parlamentares da região em torno da BR-280.
Todas as lideranças manifestaram preocupação com a destinação de verbas federais previstas para a duplicação neste ano: R$ 50 milhões, que representam apenas 5% do total orçado para o restante das obras.
Empresários e parlamentares vão mobilizar outras lideranças da região e o governador Jorginho Mello. O objetivo é formar uma comitiva ir a Brasília e mostrar ao Ministério da Infraestrutura como a aceleração das obras vai contribuir para o desenvolvimento da economia – e por consequência para a geração de tributos –, além da segurança à vida de quem trafega pela rodovia.
OUTRAS PAUTAS
A reunião desta segunda-feira também abordou o gargalo logístico com fechamentos imprevistos no trecho da BR-376 que deslizou no fim de novembro, o contorno viário de Joinville, investimentos para requalificação da SC-418 (Serra Dona Francisca), investimento da Celesc em subestações para atendimento pleno às indústrias, destinação de recursos estaduais para obras de acesso na Almirante Jaceguay e na Ottokar Doerfel, investimentos em infraestrutura para a Zona Sul de Joinville, duplicação do trecho estadual da rua Dona Francisca e alteração de artigos no Projeto de Lei 10.297/96 e Lei 18.241/21, sobre o tributo DIFAL-SIMPLES, que foi aplicado durante o ano de 2022 inteiro, causando prejuízos ao setor produtivo.