A Prefeitura de Joinville anunciou a reorganização da Rede Municipal de Saúde para o enfrentamento à covid-19 e Influenza.
A medida foi tomada após o aumento na quantidade de casos e da procura por atendimento médico de pacientes com sintomas gripais.
Comparando os dias 4 de dezembro e 4 de janeiro, foi possível verificar um aumento de atendimento de 71% nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e de 89% nos casos ativos de covid-19.
“A gente percebeu os sinais de alerta. A partir disso, com a reativação do Gabinete de Crise, passamos a adotar decisões estrategicamente pensadas”, contou a prefeita, em exercício, Rejane Gambin, durante coletiva de imprensa, na tarde desta quarta-feira, dia 5 de janeiro..
A partir desta sexta-feira, dia 7 de janeiro, a vacinação contra covid-19, tanto para aquelas pessoas que precisam tomar a dose de reforço, quanto para quem vai receber a primeira ou segunda dose, volta a ser oferecida exclusivamente na Central de Imunização do Centreventos Cau Hansen.
Pacientes com sintomas gripais leves, como febre moderada ou dor de garganta, devem buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). De acordo com a avaliação clínica do paciente, o médico indicará a testagem e exames necessários, além de receitar a medicação adequada.
“A ideia é possibilitar que esses pacientes que buscam a vacina sejam deslocados das UBSFs, que estarão responsáveis pelo atendimento clínico de casos leves e testagem rápida. O Centreventos oferece condições de acomodação para garantirmos o atendimento humanizado”, explica Andrei Popovski Kolaceke, diretor executivo da Secretaria da Saúde.
Os testes para diagnosticar a Covid-19 serão feitos nas UBSFs em todo o horário de atendimento, que pode ser consultado no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/ubsfjlle).
Já os casos que apresentem sintomas graves, como falta de ar, devem continuar buscando auxílio médico nas Unidades de Pronto-Atendimento e Hospitais.
“Neste momento, não temos aumento no agravamento de casos. Muito disso por conta da vacinação, as pessoas têm casos e sintomas leves, mas ficam preocupadas. Precisamos desse dinamismo para direcionar o público e aliviar o sistema, dando qualidade de atendimento ao joinvilense e uma situação de tranquilidade ao servidor”, pontua Rejane.
O atendimento com médicos pediatras também será otimizado. A partir da próxima terça-feira (11/1), este serviço será concentrado na UPA Sul, com escala reforçada de médicos. Não há alteração no atendimento oferecido no Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria.
Na mesma data, a UBSF João Costa passa a dar suporte operacional para a UPA Sul. Todas as Unidades Básicas de Saúde da Família continuam oferecendo os demais serviços de rotina, como consultas, entrega de medicamentos, teste do pezinho e realização de curativos, por exemplo.