Segurança da informação, assunto abordado frequentemente pelos empresários. Neste contexto, a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) dará continuidade ao debate sobre proteção de dados de pessoas físicas e jurídicas. O tema será exposto pela delegada Regional de Polícia Civil de Joinville, Tânia Harada, com apresentação do agente de Polícia Civil, Cleber Angelo Capellari. Será na segunda-feira, 29 de abril, às 18h30, na sede da entidade.
De acordo com o Capellari, há crimes com este perfil acontecendo na região, mas por sigilo de investigação e, para preservar a imagem das empresas, não é possível informar as cidades. “Ransomware’s são códigos maliciosos que criptografam os dados armazenados em computadores, tornando-os inacessíveis e exigindo pagamento de resgate para restabelecer o acesso”, explica o agente. No Brasil não há estatísticas reais porque a comunicação aos órgãos de segurança não é obrigatória.
“Sequestram as informações, exigem o pagamento, o resgate em bitcoin para então devolverem as informações. A exigência do resgate tem sido em moeda virtual porque tem cotação alta e dificulta o rastreamento do dinheiro, é extorsão mediante o sequestro de dados”, pondera o agente.
A palestra será para informar sobre a existência desses crimes, conscientizar e apontar soluções. “Convidamos autoridades de segurança para orientar a nós, empresários, e também a comunidade interessada no assunto, de que forma se deve proceder para prevenir esse tipo de fraude. Santa Catarina possui quadros qualificados neste segmento de tecnologia e que integram as forças de segurança pública”, destaca o presidente da ACIJ, João Joaquim Martinelli.
Cleber Angelo Capellari
É físico formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), pós-graduado em inteligência de segurança pública pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), mestre em engenharia de materiais pela Udesc. Há 12 anos integra a Polícia Civil de Santa Catarina com atuação nas áreas de tecnologia da informação e inteligência policial; atualmente assessora a Delegacia Geral da Polícia Civil no desenvolvimento e implantação de softwares.
Agenda
- O quê: palestra “Segurança da informação: sequestro de dados”, com agente de Polícia Civil, Cleber Angelo Capellari.
- Quando: segunda-feira, 29
- Horário: 18h30
- Local: Salão Nobre Schulz, na ACIJ