DECORAÇÃO: CONCEITO, PROJETO E SATISFAÇÃO
Quando falamos em decoração devemos levar em conta qual a expressão que um ambiente quer transmitir sobre o seu morador: as cores, os tecidos, objetos versáteis, peças trazidas de viagens, os móveis devem revelar o seu estilo de vida. Decorar um ambiente ou uma casa não é simplesmente encher o espaço de móveis copiados, ou então a compra de tapetes e objetos caros, mas sim, trazer aconchego, harmonia e personalidade, sem tornar o cliente refém da moda e das tendências, perdendo assim sua identidade.
Cada projeto deve ser pensado na individualidade da família ou das pessoas, no caso de ambientes comercias ou corporativos. Por isso, faz-se necessário que conheçamos um pouco da rotina e necessidades dos que utilizarão o espaço do projeto.
O projeto deve oferecer um tempo que proporcione um contato com os padrões, estilos e produtos inovadores que despertem a criatividade e permitam uma maior interação do cliente com o móvel e com a natureza que é grande aliada na decoração atualmente.
Podemos viajar nas misturas entre o clássico e o contemporâneo, formas retas e curvas, assimetrias, composições desalinhadas que permitem a mistura de larguras, alturas e profundidades.
Não há mais o certo e o errado, tudo pode, misturam-se cores dando destaque entre os ambientes. Misturam-se texturas e formas: a natureza é a grande referência para desenvolver produtos exclusivos com design arrojado. A tendência é o natural, o madeirado e atualmente a tecnologia permite a mobilidade e a multifuncionalidade na execução dos móveis.
É essa característica maleável que envolve e aproxima as pessoas, ela é o resultado que permite, que fascina, que desperta os sentidos e aflora as emoções.
Outro ponto importante também enfatizado no último Salão do Móvel de Milão em abril/2012 foi que os expositores preocupados com a sustentabilidade apresentaram produtos menos extravagantes e mais funcionais.
Cada projeto deve ser pensado e trabalhado com a participação do cliente, ele é o grande aliado em todas as etapas, pois, isso garantirá a sua satisfação, a fidelização e principalmente a singularidade, característica importante na execução dos móveis dando a ele a garantia que o seu projeto é particular e único – proprietário diferente, projeto diferente.
Quando o cliente adentrar o ambiente projetado e decorado a partir de um conceito e um projeto assim pensado, elaborado e executado desta maneira, com certeza sentirá total satisfação e fará o maior dos “marketings”, a indicação, ela vem recheada de credibilidade e assinada por quem é o mais indicado para fazê-lo – o Cliente.
Escrito por Olavo Otávio de Souza
integrante do núcleo de Decoração ACIJ e sócio proprietário da Moarte Móveis Personalizados
Artigo publicado no caderno Bella Morada Jornal A Notícia 23/05/2012