A ACIJ sediou na noite desta segunda-feira, dia 4 de setembro, durante a Reunião do Conselho, palestra sobre Reforma Tributária apresentada pelo deputado federal Luiz Carlos Hauly e pelo empresário Miguel Abuhab.
Em sua explanação, o deputado federal Luiz Carlos Hauly abordou os seguintes tópicos:
- o panorama histórico de como surgiu o atual sistema tributário, o quanto ele está defasado e o grande mal que ele tem feito para a economia brasileira, para as empresas, para os empregados e para os consumidores;
- a análise das muitas tentativas que foram feitas ao longo últimos 30 anos para aprovar a Reforma Tributária, mas sempre sem êxito;
- a essência do projeto que aprovado na Câmara Federal e em tramitação no Senado, destacando as vantagens da simplificação do sistema, a importância da adoção do IVA, a adoção do avançado sistema tecnológico desenvolvido pelo engenheiro e empresário Miguel Abuhab que possibilitaria que a cobrança de tributos no País se torne automática, eletrônica e que passe a apresentar as informações fiscais de forma clara ao consumidor e à empresa.
“A Reforma Tributária colocará o Brasil entre os mais modernos sistemas do mundo, vai melhorar o ambiente de negócios, vai atrair mais investimentos externos, vai libertar as empresas da loucura declaratória e burocrática com milhares de papéis, vai acabar com a guerra fiscal, vai aumentar a competitividade, vai aumentar o consumo e promover um grande salto na economia brasileira”, afirmou o deputado Luiz Carlos Hauly.
“Tecnologia só faz sentido se eliminar uma restrição. Se eliminar uma restrição, deve mudar uma regra de negócio. Se não mudar esta regra de negócio para melhor, então não fez sentido”, refletiu o empresário Miguel Abuhab.
O secretário municipal da Fazenda, Fernando Bade, representou o prefeito Adriano Silva no evento e manifestou apoio à Reforma Tributária.
“Como um governo liberal, a Prefeitura é favorável. Nossa preocupação é como será o processo de tomada de decisão da partilha e do destino dos impostos para que o dinheiro que geramos volte para Joinville em forma de investimento”, observou Fernando Bade.
A Reunião do Conselho desta segunda-feira foi presidida pelo empresário e vice-presidente da ACIJ Guilherme Bertani. Em nome da Diretoria da entidade, ele agradeceu e elogiou a apresentação do deputado Luiz Carlos Hauly e do empresário Miguel Abuhab.
“A ACIJ segue vigilante para que a Reforma Tributária que tramita no Congresso Nacional estimule ainda mais investimentos do setor produtivo por todo o Brasil. Nossa entidade defende que a próxima reforma seja a Administrativa, para que o custo da máquina pública pare de restringir investimentos e, por consequência, a competitividade das nossas empresas”, concluiu Guilherme Bertani.