O edital para construção do elevado da duplicação das rodovias Hans Dieter Schmidt e Edgar Meister será publicado na segunda metade de fevereiro. A informação do Governo do Estado foi passada à ACIJ e à Prefeitura de Joinville em agenda de trabalho nesta terça-feira, dia 26, em Florianópolis.
Participaram da reunião o presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini; o vice que lidera a bandeira da infraestrutura, Marcelo Hack; o secretário estadual da Fazenda, Paulo Eli; o secretário estadual da Infraestrutura, Thiago Vieira; o prefeito Adriano Silva; e o secretário municipal de Administração, Ricardo Mafra.
Com passagem sobre a rua Dona Francisca, no Distrito Industrial de Joinville, o elevado vai reduzir em cerca de 30% o tempo necessário para percorrer aquele trecho, segundo estudo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Sepud) de Joinville. O projeto executivo foi custeado pela ACIJ e entregue em novembro ao Governo do Estado.
O secretário da Fazenda, Paulo Eli, confirmou que os R$ 21,5 milhões projetados para a obra estão reservados no orçamento. O secretário da Infraestrutura, Thiago Vieira, reiterou a previsão de inaugurar o elevado junto com a conclusão da duplicação, no final deste ano. O governador Carlos Moisés, que recebeu a comitiva após a agenda com os secretários, agradeceu a parceria e reafirmou seu compromisso com a obra.
“Desde as primeiras reuniões de trabalho, que começaram em agosto, o Estado tem demonstrado abertura, sensibilidade e muito empenho para viabilizar este relevante projeto de mobilidade em uma área por onde trafegam 4% do PIB de Santa Catarina”, afirma o presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini.
EIXO DE DESENVOLVIMENTO NORTE
O elevado faz parte de um conjunto de cinco obras do Eixo de Desenvolvimento Norte. Desenvolvidos em parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Joinville e ACIJ em reuniões quinzenais no segundo semestre de 2020, os projetos também incluem a abertura do Eixo K, a abertura e duplicação da rua Almirante Jaceguay, a revitalização da rua Edmundo Doubrawa e a duplicação do trecho urbano da rua Dona Francisca.