O superintendente da Infraero em Joinville Rones Heidemann afirmou, durante a reunião da ACIJ, que o terminal apresentou crescimento contínuo de passageiros nos últimos 12 meses.
Destacou que a oferta é de 2.400 assentos diários, o que totaliza 786 mil assentos no ano em média, para uma demanda estimada de 500 mil passageiros – do que se deduz que as companhias aéreas não devem oferecer muitos novos voos.
Num comparativo entre população, número de passageiros e frequencia de voos, as pessoas de Joinville fazem em média 0,7 viagens por ano, enquanto nos demais municípios de porte semelhante (Londrina, Maringá, Uberlândia) a população tem média de 1,9 viagens por ano.
Sobre a performance com o ILS, Heidemann destacou que nos primeiros 81 dias os resultados mostram um ganho de funcionamento expressivo e e ganho operacional de 63%.
Gol, Tam e Azul precisam cumprir cinco fases documentais, para homologar o procedimento RNP-AR, que poderá fazer mais diferença para Joinville do que o ILS. O procedimento está sendo homologado somente para o Santos Dumont, no Rio de Janeiro e para o Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville.
INVESTIMENTOS
Sobre o sistema ELO (finger terrestre), o investimento é de R$ 4,2 milhões para duas posições. Até 2016, o aeroporto deve contar também com um terminal de cargas de 32 mil metros quadrados. Hotel, com 150 leitos, e posto de combustíveis também estão em estudos. O Plano Diretor prevê melhorias em 2015, 2019 e 2029, de maneira planejada.
O executivo anunciou ainda o retorno do voo da Azul, nesta terça, vindo de Campinas às 22h35, de segunda a sexta, partindo na manhã seguinte.