A inovação é feita por pessoas e para as pessoas. É o engajamento e a autonomia que permitem a criação de um ambiente que fomenta a criatividade. O orgulho e a paixão são a base de todo este sistema.
Estas são as crenças que alicerçam a cultura de criatividade e de inovação do BMW Group Brasil, tema da palestra apresentada na última segunda-feira, dia 30 de agosto, na Reunião do Conselho da ACIJ.
Ricardo Santin (Diretor de Montagem da planta de Araquari) e Handersen Schmitz (Integrador de Manufatura Enxuta da unidade) compartilharam a visão criativa desta marca que é sinônimo de inovação e excelência em todo o planeta.
TRÊS PILARES
A cultura de criatividade da BMW tem três pilares:
- Pessoas e liderança: sistema de valor agregado, estrutura de trabalho e orientação.
- Processos e padrões: orientações, métodos e padrões, PDCA e workshops.
- Melhoria e inovação: melhoria contínua, network, criatividade e plataformas de inovação e sustentabilidade.
Os apresentadores deixaram claro que o coração de todo este sistema é o operador líder e sua equipe. “O colaborador é o fator de sucesso, com envolvimento, facilitação e alinhamento”, disse Handersen Schmitz.
O processo de coaching desenvolve continuamente a capacidade dos colaboradores de garantir melhorias sustentáveis nos processos, desenvolvendo uma cultura de aprendizagem e garantindo bons resultados. “Toda melhoria é importante. E as melhorias ocorrem a partir da participação, do reconhecimento e da motivação”, afirmou Ricardo Santin.
MOBILIDADE
Responsabilidade, apreciação, transparência, confiança e abertura a mudanças são palavras-chaves na estratégia da BMW. A empresa acredita que é possível criar o futuro combinando excelência operacional com uma nova forma de pensar.
Para oferecer produtos premium e inspiradores para mobilidade no presente e para gerações futuras, a empresa atua com foco nas necessidades dos clientes, conectando novas tecnologias e produtos emocionantes para proporcionar uma experiência única.
A cooperação é o caminho para entregar esta alta performance e eficiência. “Cada indivíduo contribui, sempre com base nos valores da empresa”, concluíram os apresentadores.
RESERVE A DATA: 27/9
O presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini, agradeceu a participação e inspiração da BMW na Reunião do Conselho da ACIJ. “A visão da BMW ajuda a reforçar nossa crença de que a integração, a cooperação e a parceria fazem toda a diferença”, afirmou.
Para contribuir com a estratégia de controle do avanço da covid-19, o presidente da ACIJ informou que a entidade passará a realizar as Reuniões do Conselho com periodicidade mensal – e não mais semanal -, sempre na última segunda-feira de cada mês.
A próxima reunião será no dia 27 de setembro, às 18h30.
As agendas continuarão respeitando todos os protocolos de prevenção à pandemia, como restrição ao número de participantes à ocupação permitida pelas autoridades sanitárias, distanciamento, uso de máscara, aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel.