Os executivos Alencar Lehmkuhl e Danilo Conti foram os convidados da Reunião do Conselho da ACIJ realizada nesta segunda-feira, dia 26 de julho. Eles fizeram uma apresentação sobre a CRH Empreendimentos e sobre o bairro que promete mudar a forma de morar, trabalhar, estudar e se divertir: o Cidade das Águas.
O projeto da CRH contou com a participação de 15 escritórios de arquitetura, num total de mais de 100 profissionais. A inspiração para o empreendimento é o Pedra Branca, construído na Grande Florianópolis pelo Grupo Pedra Branca, que é sócio da CRH no projeto Cidade das Águas.
A primeira parte do empreendimento começará a ser concretizada a partir de março de 2023 em espaços como o Parque Hansen e o entorno da sede da Tigre, no Atiradores. O ciclo de desenvolvimento de todo o projeto é de 20 anos, mas pode aumentar ou diminuir de acordo com o mercado imobiliário.
FILOSOFIA URBANÍSTICA
Confira alguns conceitos que nortearam o projeto urbanístico:
- Foco na vida comunitária, com parques, praças, espaços para lazer e caminhadas. O conceito é um espaço para trabalhar, morar, estudar e se divertir em que tudo esteja a uma caminhada de distância.
- Área que aproxima pessoas, conecta estilos, facilita o dia a dia, estimula a cultura, respeitando a natureza e a história local.
- Lugar que promove saúde, bem-estar e conexões, onde as pessoas moram perto de tudo o que precisam e têm mais tempo livre.
- Apenas 30% da área de 250 mil metros quadrados será dedicada a prédios e edificações. Os demais 70% serão ocupados por parques, praças, calçadas e trilhas.
- Na área construída, haverá 32 mil metros quadrados destinados à locação de espaços comerciais, em um conceito de shopping center a céu aberto.
- Espaços de lazer estarão abertos para toda a população, e não apenas aos moradores e empreendedores do bairro.
- O paisagismo vai usar muito o elemento de água, um convite ao lazer, um encantamento para as crianças e uma ligação total com a marca do bairro.
REPERCUSSÃO
Em sua apresentação, Alencar Lehmkuhl destacou a filosofia da família Hansen, acionista da CRH e da Tigre e idealizadora do projeto. Por entender que não é dona, mas portadora do patrimônio, a família quer fazê-lo prosperar como um legado para a comunidade.
Danilo Conti destacou a honra de compartilhar no ambiente que simboliza o espírito empreendedor de Joinville um projeto que pretende modificar o conceito da cidade por meio de empreendimentos.
O secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, Marcel Virmond Vieira, manifestou a satisfação do poder público municipal em receber um empreendimento com este conceitos, porte e qualidade.
O diretor administrativo da ACIJ, Ivan Hudler, que presidiu a reunião, agradeceu a apresentação e a presença de associados, parceiros e lideranças da comunidade. E colocou a entidade à disposição do empreendimento justamente porque a ACIJ é entusiasta de projetos que melhoram a economia, a comunidade e o bem-estar das pessoas.
AGENDA PRESENCIAL
Realizada de forma presencial, a reunião respeitou todos os protocolos de prevenção à pandemia, como restrição ao número de participantes à ocupação permitida pelas autoridades sanitárias, distanciamento, uso de máscara, aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel.