A Reunião do Conselho da ACIJ realizada na noite de segunda-feira, dia 15 de abril, foi uma verdadeira aula prática de planejamento estratégico. O diretor da Febracis, Tiago Zanini, apresentou no Salão Nobre Schulz a palestra “Planejamento estratégico na prática – Caráter executório nas estratégias”.
Para Zanini, um dos primeiros passos para que as empresas mudem ou alavanquem o cenário é ter consciência e reconhecer que a estratégia e a qualidade do acompanhamento refletem de maneira direta na qualidade da entrega e na geração de lucro.
“O resultado que a sua empresa está vivendo hoje é apenas o fruto da clareza estratégica e da maneira pela qual ela foi gerida até então. É só a partir desta percepção que os resultados poderão mudar”, destaca Zanini.
Confira algumas vantagens que o planejamento estratégico oferece para a empresa, segundo o palestrante: metas e objetivos claros; engajamento do time; otimização de tempo, energia e dinheiro; poder sobre as oportunidades; tradução da estratégia o organismo empresarial; adaptabilidade; cultura da prosperidade; foco; processo decisório estabelecido; competitividade; produtividade e eficiência; cultura empresarial.
Segundo Zanini, pesquisas mostram que apenas 10% das empresas conseguem executar as suas estratégias com eficiência. E o palestrante destaca: “A capacidade de implementar estratégias é tão importante quanto a de formular estratégias”.
Confira quatro tipos de barreiras que, na visão de Zanini, dificultam a execução da estratégia, relacionadas à comunicação, liderança e alocação de recursos:
- Barreira da visão: apenas 5% dos colaboradores compreendem a estratégia.
- Barreira gerencial: em 85% dos casos os executivos gastam menos de uma hora por mês para discutir estratégia; o foco das reuniões mensais ou semanais está na análise dos resultados de curto prazo e na solução de problemas emergenciais.
- Barreira dos recursos: 60% das empresas não relacionam a estratégia ao orçamento; os recursos humanos e financeiros são priorizados para resolver problemas e alcançar as metas financeiras de curto prazo.
- Barreira humana: apenas 25% dos gestores recebem incentivos relacionados à estratégia; na maioria das empresas, os prêmios e bônus estão vinculados a metas financeiras de curto prazo e não à visão de futuro.
Zanini destaca ainda que – para potencializar a excelência da empresa – é preciso aumentar o nível cognitivo da equipe de trabalho. Aliado a isso, deve-se promover também o sentimento de pertencimento em todos os indivíduos, para que cada pessoa seja parte, desse organismo produtivo. Este é um comportamento que impulsiona os resultados individuais da empresa.
Por fim, o palestrante ressalta que a estratégia como um todo, na maioria das vezes já existe, porém não está traduzida de forma eficiente. Afinal, segundo Zanini “não é apenas sobre ter as melhores estratégias, mas sim a estratégia para as pessoas disponíveis e pessoas disponíveis para a estratégia”.
O PALESTRANTE
Tiago Zanini é advogado com vasta experiência em conciliação, pós-graduando em gestão de pessoas e platinum belt Febracis. Empresário serial, iniciou sua carreira no mundo dos negócios há 20 anos. Foi sócio-proprietário de uma cadeia de empresas que envolviam, estética, alimentação, agro e consultoria. Atualmente é diretor e treinador da Febracis. Co-criador do método PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA PRÁTICA. já treinou milhares de pessoas e acompanhou centenas de empresas.