Advogado constitucionalista e um dos juristas mais respeitados do Brasil, o Dr. Ives Gandra foi o convidado especial da reunião da Diretoria da ACIJ nesta segunda-feira, dia 13 de setembro. A participação ocorreu de forma online. Na pauta da apresentação, uma avaliação do contexto institucional e jurídico brasileiro.
O jurista lembrou que a liberdade de expressão foi uma das maiores conquistas da sociedade na Constituição promulgada em 1988. Na avaliação dele, qualquer cerceamento representaria um retrocesso. “Discórdias e críticas fazem parte do ambiente democrático. É importante que o tom também seja democrático, com respeito e elegância de parte a parte”, opinou.
Em sua explanação, Dr. Ives avaliou como positiva a compreensão entre os poderes de que a falta de diálogo poderia agravar as crises institucional, política e econômica enfrentadas pelo país. “Todos perceberam que na permanência de conflito não há vencedores. Todos perdem. Principalmente a nação”, avaliou.
O retorno do diálogo é fundamental, na análise do jurista para entrarmos num período de distensão. “Acredito que os responsáveis pelos poderes compreenderam a importância de atuar na pacificação dos relacionamentos, abrindo canais para diálogo”, afirmou.
Dr. Ives encerrou sua apresentação manifestando sua crença e sua torcida pela construção de um ambiente perene de pacificação, respeito e diálogo. “Este equilíbrio e bom entendimento entre os poderes é fundamental para o processo democrático e também para a retomada plena da economia”, concluiu.
O presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini, elogiou a explanação do jurista. “Em nome da Diretoria da ACIJ, agradecemos o compartilhamento de suas relevantes análises dos contextos institucional e jurídico do país”, afirmou.