Mais um grupo empresarial se une para trabalhar em defesa de todo o segmento. No Jantar Festivo de Posse da ACIJ do dia 27, também tomará posse a presidente do Núcleo de Emissoras de Rádio, Ana Paulo Melo, diretora das Rádios Cultura e Jovem Pan. O Núcleo foi criado no último mês, a partir da demanda das próprias emissoras, que procuraram a ACIJ para fortalecer o segmento. Sandro Steuernagel (Rádios do Grupo RBS) foi eleito vice-presidente e Grasiele Rosana Machado (Rádio Clube) é a diretora secretária.
“Nosso objetivo é trocar informações através da união das forças das empresas participantes e fortalecer o meio de comunicação de rádio na cidade de Joinville”, resume Ana Paula Melo. Ela também destaca o desejo de todos, de aproximar as empresas participantes através do relacionamento e da harmonia dos seus representantes e unir forças das emissoras de rádio para melhor posicionamento no mercado.
Iniciativas conjuntas, como campanhas sociais, debates políticos e a ainda ações de melhoria de gestão já estão desenhadas, através de um Planejamento Estratégico exclusivo para o Núcleo de Emissoras de Rádio.
Os Núcleos foram criados em 1991 na ACIJ, resultado de uma parceria entre as associações de Joinville, Brusque e Blumenau e a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera, da Alemanha. Inicialmente, o projeto tinha por objetivo profissionalizar a gestão das entidades empresariais e proporcionar o desenvolvimento das empresas de menor porte, por meio de sua reunião nos chamados Núcleos Setoriais.
De concorrentes, os empresários passaram a se reconhecer como parceiros, que tem empresas semelhantes com problemas em comum. Através do Núcleo, e com o apoio dos consultores e da estrutura e representatividade da ACIJ, passaram a desenvolver soluções conjuntas para esses problemas, comuns a todas as empresas do setor.