Na noite desta segunda feira, dia 11 de março, foram revelados os projetos ganhadores da quarta edição do Prêmio Akademos de Educação da ACIJ, numa cerimônia marcada por muita emoção. O evento aconteceu no Salão Nobre Schulz, na sede da entidade.
O Prêmio Akademos de Educação é uma iniciativa do Núcleo de Tecnologia e Inovação, com o apoio do Núcleo de Educação. A iniciativa tem como propósito reconhecer as melhores práticas didático-pedagógicas, desenvolvidas em instituições de ensino de Joinville, que valorizem a aprendizagem significativa dos educandos, gerando impactos para a comunidade.
Foram premiados os professores que ousam ir além, para cativar seus alunos, desenvolvendo projetos inovadores, realizados no ano letivo de 2023, tanto dentro como fora da sala de aula, cujos resultados pudessem ser comprovados e mensurados no momento da submissão dos projetos, em seis categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental Séries Iniciais (1° ao 5° ano), Ensino Fundamental Séries Finais (6° ao 9° ano), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, Ensino Técnico e Ensino Superior (graduação).
Os três primeiros colocados de cada categoria receberam das mãos de autoridades empresariais e educacionais um lindo troféu e certificado de reconhecimento para o autor principal e para todos os coautores.
Além dos troféus, os autores premiados receberam um voucher com direito a participar de uma imersão, com duração de um dia, junto ao ecossistema de inovação do Ágora Tech Park, conhecendo os principais projetos estruturantes, entre eles o Ágora Uni, que será inaugurado em maio.
Confira a relação de projetos premiados por categorias:
ENSINO INFANTIL
- 3º lugar: Não houve projeto classificado
- 2º lugar: Janete Schlickmann, do Centro de Educação Infantil Professora Zelândia Thomazi Bratti, com o projeto “Horta: vivências que vêm da terra”.
- 1º lugar: Renata Alves de Almeida, do Centro de Educação infantil Odorico Fortunato, com o projeto “Horta pedagógica: asas do saber”.
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS (1º AO 5º ANO)
- 3º lugar: Professor Fernando Geremias Batista, da Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva, com o projeto “Corrente ODS”.
- 2º lugar: Professora Gilmara dos Santos, da Escola Municipal Padre Valente Simioni, com o projeto “Jornada da Energia na Vigorelli”.
- 1º lugar: Professora Laura Meireles Gomes Moura, da Escola Municipal Profa. Senhorinha Soares – Escola do Campo, com o projeto “Sorrindo para a vida: a promoção da saúde bucal da escola para a comunidade”.
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS (6º AO 9º ANO)
- 3º lugar: Professor João Eduardo Chagas Sobral, Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, com o Projeto “Espaço maker de educação de educação ambiental”.
- 2º lugar: Professor Joselito Assis Machado de Jesus, da Escola Sesi Senai de Joinville, com o projeto “Heróis e Vilões da Indústria 4.0”.
- 1º lugar: Professora Gilmara dos Santos, da Escola Municipal Padre Valente Simioni, com o projeto “ArtVision – Acesso Inovador para Experiências Artísticas Inclusivas”.
ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- 3º lugar: Professora Cátia Cristina dos Santos Bardini, da Escola Sesi Senai de Joinville, com o projeto “Cidades do Futuro – apresentados na perspectiva de uma maquete virtual, construída no Minecraft Education”.
- 2º lugar: Professor Lucelio Budal Arins, da Faculdade Senac de Joinville, com o projeto “Clube Corujas Literárias”.
- 1º lugar: Professor Diego Alexandre Duarte, da Universidade Federal de Santa Catarina- Campus Joinville, com o projeto “Cursinho pré-vestibular gratuito da UFSC Joinville”.
ENSINO TÉCNICO
- 3º lugar: Professora Melrulim Camilo Lorenzetti, da Escola Sesi Senai de Joinville, com o projeto “Conectando Saberes de Ética, Meio Ambiente e Tecnologia Para Exercer e Cidadania”.
- 2º lugar: Professora Sara Adriana Voltolini, do SENAI Joinville, com o projeto “Catan Indústrias de Joinville”.
- 1º lugar: Professora Cláudia Regina Trentini, da Faculdade Senac Joinville, com o projeto “Logisticamente: na rota da colaboração de melhorias e inovações de processos logísticos nas empresas de Joinville”.
ENSINO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO
- 3º lugar: Professor Bruno Diego Barauna da Faculdade IELUSC, com o projeto “Construindo Novos Futuros: O TEDx Faculdade IELUSC desenvolvendo habilidades em uma abordagem integrada”.
- 2º lugar: Professora Bruna Zappelino Camillo, do Centro Universitário UniSENAI Joinville, com o projeto “Lean Healthcare: Identificando oportunidades de melhoria em uma maternidade hospitalar por meio do Lean Thinking”.
- 1º lugar: Professor Luiz Melo Romão, da Universidade da Região de Joinville – Univille, com o Projeto “Amorabi”.
JURADOS E CRITÉRIOS
Os trabalhos foram julgados por uma comissão constituída por três renomados professores, às cegas, residentes em outros Estados do Brasil, com expressiva experiência acadêmica, atuantes nas diferentes categorias, os quais levaram em consideração aspectos como:
- definição clara do(s) problema(s) solucionado(s) através do projeto,
- objetivos do projeto,
- metodologias adotadas,
- resultados alcançados com evidências que comprovem o resultado,
- impacto na formação do indivíduo,
- possibilidade de replicar o projeto em outras instituições.
Além desses aspectos, a avaliação consistiu na apresentação de um vídeo em formato de pitch, produzido em no máximo 1 minuto, em que os autores elencaram o principal problema que buscou-se resolver ao longo da execução do projeto, uma breve descrição da prática desenvolvida, com os métodos e ferramentas que foram utilizados, bem como os resultados alcançados.
METAL GROUP
A partir desta edição, a Comissão Organizadora, criou a figura do patrono do Prêmio Akademos de Educação, envolvendo uma empresa do setor produtivo local. Se olharmos para a origem da palavra patrono, veremos que ela vem do latim patronariu, patronus – e significa defensor ou aquele que defende.
Neste caso, a Metal Group, uma empresa que defende causas e que acredita neste tipo de iniciativa, como uma forma de contribuir para uma educação de qualidade. Uma entidade que considera a educação como sendo a base para o desenvolvimento da nossa sociedade e para a competitividade das organizações e do nosso País.
ACIJ
Para o professor Modesto Ferrer, idealizador e presidente da comissão organizadora, a quarta edição do Prêmio Akademos de Educação representa um importante marco para a concretização de um projeto idealizado com o sentimento de contribuir para uma educação de vanguarda, a partir do reconhecimento do esforço do professor no seu cotidiano.
Em sua saudação, a presidente da ACIJ, Margi Loyola, destacou o carinho e a identificação que tem pelo Prêmio Akademos, acrescentando que a iniciativa reconhece o mérito de professores inovadores, que trabalham para fazer a diferença na formação de seres humanos melhores.
“Comungo da filosofia do Prêmio Akademos, porque tenho a convicção de que é pela educação que construiremos um País ainda mais desenvolvido e uma sociedade mais humana, harmoniosa e cidadã”, concluiu a presidente da ACIJ.
QUINTA EDIÇÃO
O lançamento da quinta edição do Prêmio Akademos já tem data marcada: dia 5 de agosto de 2024. Aguarde mais detalhes por meio dos nossos canais de comunicação.