Cerca de 200 empresários participaram nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, do Encontro Estadual do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE) realizado pela Fundação Empreender na sede da ACIJ.
A presidente da ACIJ, Margi Loyola, deu as boas-vindas ao público e destacou a honra de sediar a Fundação Empreender, mencionando ainda o papel do seu pai, José Henrique Carneiro de Loyola, como fundador da Fundação.
O presidente da FACISC, Sérgio Rodrigues Alves, explicou que a Federação e a Fundação Empreender trabalham juntas há 30 anos para desenvolver e fortalecer associados.
Jonny Zulauf, presidente da Fundação Empreender, destacou o papel agregador da entidade. “Festejamos os 30 anos da Fundação, e desafiados com tantos percalços, vemos que alcançamos nossos objetivos, fortalecendo o empreendedorismo e o associativismo em Santa Catarina”, enalteceu.
ESTRATÉGIA DE ADAPTAÇÃO E COMPETIÇÃO
O primeiro painel trouxe uma discussão sobre estratégia adaptativa e as regras da competição. Os painelistas provocaram os participantes com a pergunta: “Você está preparado?”. O professor José Salibi Neto, criador da HSM, a maior empresa de educação executiva do Brasil, destacou que após os anos 2000 a única maneira de ter sucesso é ter o cliente no centro, inovar sempre e ter estratégia. “Vivemos no mundo do ‘e’, e não mais do ‘ou’”, destacou.
O debate contou com a presença do diretor presidente da Condor S.A., Alexandre Wiggers; o diretor presidente Grupo Agricopel, Paulo Chiodini; e professor do PGVE, Rodrigo Schilling, como mediador.
Wiggers explicou que uma das estratégias adotadas pela Condor foi a criação de um setor de inteligência de mercado. “Ter a cultura de dados dentro da empresa faz girar a chave”, afirmou.
Chiodini, que conduz o grupo Agricopel dos postos Mime, disse que a inovação no setor custa muito caro, e seguir o que os grandes líderes do mercado de combustíveis fazem é uma das principais estratégias.
HOMENAGENS
Durante o evento, a Fundação Empreender homenageou pessoas e instituições que são partes importantes da história do PGVE. As associações empresariais que são base do Programa – ACIAG, de Guaramirim; ACISLO, de São Lourenço do Oeste; ACIM, de Mafra; ACIRS, de Rio do Sul; e ACIT, de Tubarão – foram reconhecidas pela sua dedicação e trabalho. Os presidentes e executivos receberam uma homenagem com placas e medalhas.
OS DESAFIOS DA LIDERANÇA
Outro assunto discutido no evento foi o cenário da governança. O professor Luís Lobão, especialista em Governança Corporativa e Estratégia Empresarial, falou sobre a importância dos conselheiros para as empresas. “Temos que ter certeza quando damos uma opinião”, destacou.
O debate trouxe ainda a presidente do Grupo Lunelli, Viviane Lunelli; o CEO da Senior Sistemas, Carlênio Castelo Branco; o professor do PGVE, Alexandre Weiller.
Viviane disse que a Lunelli atua com o conselho consultivo há 11 anos. “Temos um Conselho de valor”, afirmou.
Carlênio destacou que o mundo está diferente e as tecnologias estão disponíveis e ressaltou que é preciso inovar sempre. “O medo de errar a gente nunca pode ter. Muitas empresas erraram pela execução ou pelo medo de errar, mas tentaram”, concluiu.
LANÇAMENTO DE LIVRO
O evento contou com o lançamento do livro “Meta Business: Potencialize seu modelo de negócio com a WEB 3.0”, dos professores Luíz Lobão e Rodrigo Schilling.
Silvia Coleraus, do Comitê do PGVE de Joinville, falou das oportunidades que a Fundação oferece no Programa de Sucessão Empresarial, que busca preparar os participantes para exercerem com excelência as demandas relativas à sucessão nas empresas.
“Estamos com as inscrições abertas para a segunda turma do programa para Joinville, com início das aulas para 23 de junho”, informou.
Já o PGVE está com a quarta turma em Joinville. “As aulas terão início no dia 10 de maio”, alertou.