O Conselho das Entidades Empresariais de Joinville, que reúne ACIJ, Acomac, Ajorpeme e CDL, tratou do tema Aeroporto na reunião desta quinta-feira, dia 5, às 14 horas, na sede da ACIJ.
O superintendente, Rones Heindemann, participou do encontro, que teve por objetivo debater propostas para uma campanha para o aumento da movimentação de passageiros, principalmente, no terminal do município. Também participaram o Joinville Conventions & Visitors Bureau, Expoville e a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento.
“A cidade precisa fazer a sua lição. O aeroporto recebeu uma série de melhorias, temos capacidade para 1,3 milhão de passageiros/ano e não estamos nem na metade dessa ocupação”, destacou o presidente da ACIJ, Moacir Thomazi.
Em relação a 2016, a queda no volume de passageiros deve ser de 12% neste ano. O aeroporto recebeu investimentos de R$ 14 milhões, de 2010 para cá.
Rones destacou o ILS (para aproximação), o sistema ELO (finger terrestre), o grooving (ranhuras para conter derrapagens) e as obras para o prédio de segurança.
Hoje, 40% dos voos são pela cabeceira 15, que evita o efeito do chamado “Vento de Cauda”. Estão em andamento a ampliação do terminal de passageiros, além do projeto do complexo logístico, com entreposto aduaneiro, condomínio industrial e o aeroporto indústria.
Após a explanação da Infraero, as diversas entidades apresentaram sugestões para melhorar o número de passageiros no aeroporto da cidade.