A primeira edição do Construir SC registrou um público de 400 visitantes na soma dos dois dias da agenda realizada na ACIJ. Foram 22 expositores, 15 palestrantes e 22 patrocinadores envolvidos no evento promovido em parceria pelo Núcleo da Construção Civil da ACIJ e pelo SINDUSCON Joinville. “A grande aceitação do público nos dá a certeza de que a próxima edição, em 2024, será tão bem-sucedida quanto a primeira, com destaque para as palestras técnicas”, avaliou o presidente do Núcleo da Construção Civil da ACIJ, Taylor Sevegnani. A colunista de economia da NSC Comunicação, Estela Benetti, falou sobre a importância do evento para a construção civil e para o mercado imobiliário, além de destacar números do setor. Confira a íntegra das informações e da análise da jornalista especializada em economia.
Empresários e executivos do setor de construção civil do Norte do Estado participaram, em Joinville, do evento Construir SC 2023, nos dias 3 e 4 de outubro. O especialista Alexandre Britez, mestre em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, primeiro a palestrar, defendeu a inovação para aumentar a produtividade, a qualidade e reduzir custos no setor.
O evento é uma iniciativa do Núcleo de Construção Civil da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville (SINDUSCON). O objetivo é oferecer discussões técnicas e networking nesse setor que é um dos mais importantes da economia.
Conforme Alexandre Britez, o setor conta, cada vez mais com novas soluções de métodos construtivos, novos materiais e novos processos. Ele alertou também que boas ideias muita gente tem, mas a inovação só acontece, de fato, quando é aplicada para melhorar a produtividade e reduzir custos.
O presidente do SINDUSCON Joinville, Carlos Lopes, destaca que a Construir SC é realizada para discutir tendências e apontar caminhos para melhorar a produtividade da indústria da construção. O evento também discute problemas reais que acontecem nas empresas, disse o presidente do Núcleo de Construção Civil da ACIJ, Taylor Sevegnani.
Entre os palestrantes está Marcus Araújo, autor dos livros, em coautoria de Augusto Cury, “Meu Imóvel, Meu Mundo”, “Meu Imóvel, Meu Mundo Kids” e “Mentes Saudáveis, Lares Felizes”.
ATIVIDADE DO SETOR
Depois de crescimento acelerado durante a pandemia, o setor da construção civil no Brasil sente o impacto dos juros altos. No segundo trimestre deste ano, cresceu 0,7% e as estimativas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção são de que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor terá um crescimento de 1,5% em 2023.
No Estado, o setor registra ritmo elevado de atividades este ano. É o terceiro maior gerador de novos empregos formais no ano até agosto, com 12.053 novas vagas, atrás dos serviços e da indústria de transformação. Somente em agosto, foram 1.409 novas vagas. Em Joinville, neste ano, o saldo é de 874 novos postos de trabalho, o maior de SC segundo o Caged, do Ministério do Trabalho.